Tecnologia

Valor de mercado da Nintendo dispara com sucesso de videogames

26/07/2007 15:05


A Nintendo superou a gigante de telecomunicações NTT e um importante grupo financeiro e se tornou nesta quinta-feira a quinta maior companhia em valor de mercado do Japão, impulsionada pelo sucesso de seus consoles de videogames Wii e DS.
As ações da Nintendo encerraram a quinta-feira em alta de 8,8 por cento, a 618 mil ienes, após terem subido 3,5 por cento na véspera, motivadas por anúncio de resultados trimestrais.


A Nintendo elevou sua expectativa de desempenho anual acima das previsões do mercado depois que o lucro operacional mais que triplicou, puxado pela bem sucedida estratégia de ampliar o público jogador de videogames por meio de jogos que atraem interesse de mulheres e pessoas mais velhas.


Com games inovadores e fáceis de jogar, os consoles DS (portátil) e Wii da Nintendo superaram as vendas das máquinas das rivais Sony e Microsoft nos últimos meses.


O valor de mercado da Nintendo está agora em cerca de 8,7 trilhões de ienes (72 bilhões de dólares), cifra que supera o valor de Sumitomo Mitsui Financial Group, NTT e Honda Motor . No mês passado, a Nintendo já havia superado a Sony.


O DS permite que os usuários brinquem com os jogos por meio de uma caneta sobre uma tela sensível a toques, enquanto o Wii, que compete com o PlayStation 3, da Sony, e com o Xbox 360, da Microsoft, possui um inédito controle sensível a movimentos que funciona como se fosse uma espada ou uma raquete, por exemplo.


terra