Hormônio feminino reduz a ansiedade e a depressão

01/08/2007 09:27


Os hormônios esteróides femininos são produzidos principalmente pelos ovários, em resposta a estímulos provenientes da glândula hipófise. Exercem importantes ações nos tecidos, tais como a definição dos caracteres sexuais secundários, a distribuição de pêlos e da gordura corporal, o desenvolvimento dos órgãos genitais e o desejo sexual. Os hormônios esteróides femininos também possuem impacto no status psicológico da mulher.


Parece que o estradiol exerce efeito redutor da ansiedade e do comportamento depressivo, nas mulheres. Com o intuito de validar esta hipótese, um grupo de pesquisadores norte americanos desenvolveu um estudo publicado na revista Stress, em Setembro de 2007. A pesquisa foi desenvolvida em ratas submetidas ao estresse gestacional, de forma a definir o papel da exposição ao estresse, durante o desenvolvimento na mudança comportamental induzida pelo estradiol, na fase adulta.


Os resultados apresentados demonstraram, que a ação anti ansiedade do estradiol, é minimizada diante do estresse gestacional. A presença de baixos níveis de estradiol, durante a gestação, culmina em alterações comportamentais na prole, as quais favorecem à instalação de manifestações de ansiedade, diante de situações de maior estresse.


Assim, os autores concluem que o estradiol e o estresse gestacional, possuem efeitos opostos na manifestação de comportamentos de ansiedade.


bibliomed