Esportes

Parapan é primeiro nos moldes olímpicos com 10 atletas de MS

03/08/2007 08:04


Pela primeira vez, os Jogos Parapan-Americanos serão realizados em moldes olímpicos. A edição Rio 2007, que começa no dia 12 e vai até 19 de agosto, vai acontecer nas mesmas instalações e imediatamente após o Pan, assim como ocorre com as Paraolímpiadas.


Serão 1.300 atletas de 26 países disputando medalhas em 10 modalidades: futebol de 5, futebol de 7, judô, halterofilismo, natação, tênis de mesa, vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.


Mato Grosso do Sul envia 10 atletas nas modalidades de atletismo, judô e futebol society, segundo o presidente da Funesp, professor João Rocha. O Brasil vai participar dos jogos com 239 esportistas e mais 19 atletas-guia que vão tentar superar as 165 medalhas conquistadas no último Parapan, em 2003, ocorrido em Mar del Plata.


Desse total, 100 atletas são integrantes do programa federal Bolsa-Atleta. A iniciativa, gerida pelo Ministério do Esporte, concede bolsas mensais a esportistas sem patrocínio desde o nível estudantil até o olímpico.


Desde o dia 1º de agosto os atletas da delegação brasileira estão concentrados em Resende, Rio de Janeiro, na Academia Militar das Agulhas Negras. Na próxima terça-feira (07.08) os esportistas seguem para a capital do estado onde serão instalados na Vila Pan-Americana. A abertura do Parapan será realizada na Arena Olímpica dentro Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá.


midia max news