Tecnologia

Google investe milhões em projeto de celular, diz jornal

03/08/2007 10:27


O Google investiu centenas de milhões de dólares em um projeto de telefone celular e está sondando operadoras dos Estados Unidos e da Europa, informou o jornal "The Wall Street Journal" ontem (2).


A companhia Anian, que investiga tendências industriais para investidores, reportou no último mês que o Google contratou uma empresa de Taiwan para projetar um telefone compatível com Linux para ser lançado no primeiro trimestre de 2008.


O relatório da Anian citou que fontes de empresas como T-Mobile, comandada pela Deutsche Telekom, disseram que a companhia seria parceira do Google com Orange para vender os celulares em outros mercados.


O jornal disse que o Google também tem se aproximado das duas maiores operadoras norte-americanas, a AT&T e a Verizon, nos últimos meses para negociar a venda de seus celulares.


Representantes da Verizon, a T-Mobile e da AT&T não quiseram comentar o assunto.


A T-Mobile e a Vodafone já incorporaram as buscas do Google em seus serviços de telefonia celular na Europa.


Em uma resposta vaga por e-mail, o Google disse que tem feito "parcerias com transportadoras e fornecedoras pelo mundo".


A mensagem diz também que a tecnologia sem fio tem se mostrado um mercado crescente mas não anunciou planos de projetar um telefone.


O "Wall Street Jounal", no entanto, informou que o Google tem desenvolvido protótipos de telefones e conversado com empresas com a LG.


folha on line