Tecnologia

Tecnologia da Ford integra a carro reconhecimento de voz

06/08/2007 08:17


Uma parceria entre a Microsoft e a Ford desenvolveu a tecnologia Ford Sync, que dotará os carros da montadora de recursos de reconhecimento de voz que servirão para manipular dispositivos como tocador de MP3, celular e computador de bordo.


Segundo o site Gizmodo, além de compreender nomes de artistas e fazer com que o rádio imediatamente comece a reproduzir suas canções, o Ford Sync também será capaz de ler mensagens de texto através de um sintetizador de voz que compreenderá, inclusive, abreviações.


O site Trend Hunter teve a chance de testar o aparelho, que será incluído em novos lançamentos da Ford até o final do ano, e declarou que o sistema funciona bem, reconhecendo a voz com clareza para discagem no celular ou reprodução de MP3.


Ainda assim, alguns comandos precisam ser repetidos antes de, por exemplo, selecionar uma canção em seu aparelho, o que acaba sendo um problema. A necessidade de um ambiente silencioso também dificulta o uso da tecnologia mas, nesse particular, pouco difere das outras soluções do mercado.


Algumas outras imperfeições do sistema, porém, podem ser resolvidas com certa simplicidade, já que a Ford criou a tecnologia de uma maneira que seu software possa ser atualizado, de modo que correções e novos recursos podem ser inseridos rapidamente de forma remota.


Ford Sync, que será exclusivo para carros da montadora, ainda não tem data específica de lançamento ou preço estimado. Interessados podem assistir a uma apresentação em vídeo da tecnologia em snurl.com/1oxtr.


terra