Turismo

Colômbia usa veleiro para promover turismo

08/08/2007 09:07


Chega neste mês ao Brasil o veleiro colombiano ARC Gloria. O navio percorre o litoral latino-americano levando em sua vela o slogan "Colômbia es Pasión", dentro da campanha de promoção internacional do turismo colombiano. As cidades do litoral brasileiro que serão percorridas pelo veleiro incluem Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro.


"A viagem, além de contribuir para formar os futuros oficiais da Marinha colombiana, tem um peso simbólico muito forte. Representa a nova forma como a Colômbia vem mostrando sua imagem ao mundo", avalia o diretor do Proexport Colômbia no Brasil, Carlos Rodríguez. O ARC Gloria atraca em Fortaleza no próximo dia 25. De dia 8 a 11 de setembro, é a vez do Rio de Janeiro receber o navio. Em outubro, ele chegará ao porto de Salvador (dia 5), permanecendo no litoral baiano por três dias.


A história do veleiro ARC Gloria remonta a 1966, quando o governo colombiano autorizou a Marinha Nacional a adquirir um barco à vela para utilizá-lo como barco-escola. O contrato formal para aprovação do projeto foi firmado em 06 de outubro do mesmo ano, com a Sociedade de Construção Naval Espanhola, com sede em Bilbao, e a execução do projeto teve início em abril de 1967. Desde sua primeira viagem, há 38 anos, o Buque Gloria - como é conhecido - tem sido fundamental para a formação de marinheiros colombianos.


panrotas