Turismo

Marta destaca compensação para compra de imóveis do setor hoteleiro

08/08/2007 13:54


A ministra do Turismo, Marta Suplicy, destacou hoje ações para impedir a desvalorização do setor hoteleiro, como a compensação que o governo federal oferecerá para a compra de imóveis.


"Vamos ter uma compensação da depreciação dos imóveis hoteleiros. Em vez de demorar dez anos para fazer a depreciação, ela vai ser feita em cinco anos. Com isso o Ministério da Fazenda já concordou e agora está estudando alguma coisa em outra área tributária. A resposta virá nos próximos dez ou 15 dias", garantiu.


Ela acompanhou a abertura do 19º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da 10ª. Feira de Produtos e Serviços para Bares e Restaurantes, que ocorrerá até sexta-feira (10).


E reconheceu problemas na área do turismo com a crise no setor aéreo: "O turismo já estava sofrendo mais por causa do câmbio, que estava levando muitos brasileiros que costumam fazer viagens internas para as viagens ao exterior. Já estávamos tomando as providências para evitar perdas".


Mas também destacou o crescimento obtido nos últimos dois anos com a captação de eventos: "Com todo o problema no setor aéreo, o Brasil passou do 11º lugar na captação de feiras e eventos internacionais para a sétima posição, no ano passado".


E a posse de Nelson Jobim no Ministério da Defesa: "Ele está com mais recursos para trabalhar e isso certamente possibilitará que dê uma resposta mais enérgica à situação que estamos vivendo, embora essas ações precisem de tempo para serem sentidas pela população".


girus