Política

Prefeitura capacita professores e guardas em libras

10/08/2007 07:39


A Prefeitura de Corumbá está capacitando 40 professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) e 15 guardas patrimoniais municipais na Língua Brasileira de Sinais (libras). Embora em Corumbá não haja estatísticas quanto ao número de deficientes auditivos, em todo o Brasil eles são cinco milhões de pessoas.


O curso começou no dia 4 de agosto e prosseguirá até 1º de dezembro, com 50 horas/aula de duração. "A partir de eventos desta natureza é que a sociedade se conscientizará de que a libras é uma língua importante para que um grupo de pessoas da sociedade possa se comunicar e desenvolver o seu potencial intelectual na escola, no mercado de trabalho e nos demais espaços da sociedade", explica Rose Josias, responsável pelo Núcleo de Programas de Inclusão Social, vinculado à Gerência de Gestão de Políticas Educacionais da Secretaria-Executiva de Educação.


A capacitação aborda o conhecimento básico da linguagem de sinais,
repassando aos professores e guardas que atuam nas escolas da Reme
informações culturais/identidades surdas, aspectos gramaticais da libras e sua aplicação na interpretação. Os participantes também ficarão aptos a desenvolver a linguagem corporal expressiva das linguagens e sinais.


Envolvimento - Rose reitera que o objetivo do curso, que será realizado em dez etapas, aos sábados, no auditório do Espaço Educacional, também é iniciar a implantação da linguagem de sinais na comunidade escolar. Posteriormente, devem participar do curso os demais profissionais que prestam atendimento às pessoas surdas e mudas.


Segundo Rose, a abertura da capacitação foi um sucesso, despertando o interesse dos professores da Reme e dos guardas patrimoniais do município para a importância da comunicação por sinais. As aulas, ministradas pela professora Dircilene Amorim e pelo instrutor surdo Mário Márcio, prosseguem nos dias 18 de agosto; 1º, 15, 29 de setembro; 6 e 20 de outubro; 10 e 24 de novembro e 1º de dezembro.


assessoria de comunicação