Esportes

Clodoaldo Silva bate recorde mundial nos 50 m livre

14/08/2007 08:02


O brasileiro Clodoaldo Silva venceu a prova dos 50 m livre no Parapan-Americano com novo recorde mundial. Ele venceu a prova, disputada nesta segunda-feira, no parque aquático Maria Lenk, com o tempo de 34s69.


Clodoaldo já era detentor da melhor marca do mundo na categoria S4, para nadadores com limitações físico-motoras. Ele tinha o tempo de 35s20, registrado em dezembro do ano passado, em Durban, na África do Sul.


O atleta é o grande nome da delegação brasileira nos Jogos do Rio de Janeiro. Para Clodoaldo, dono de seis medalhas de ouro conquistadas nas Paraolimpíadas de Atenas-2004, mais importante do que a vitória foi fazer um bom tempo na prova.


"Meu objetivo é melhorar minhas marcas. Se eu tivesse sido último colocado, mas com esse tempo, estaria feliz", afirmou, em entrevista ao canal Sportv .


No total, os atletas brasileiros conquistaram sete medalhas de ouro na natação, nesta segunda-feira. A primeira veio com Gledson Soares nos 100 m livre, categoria S8.


Depois, André Brasil Esteves quebrou o recorde mundial dos 100 m borboleta S10. E Fabiana Sugimori ficou com o primeiro lugar nos 100 m livre S11.


Na categoria S5 dos 50 m livre, para nadadores com limitações físico-motoras, Daniel Dias venceu com 34s24. Ele quebrou o recorde parapan-americano de 37s57, que pertencia ao norte-americano Roy Perkins desde maio do ano passado.


A disputa feminina da prova também teve vitória brasileira, com Edênia Garcia registrando 52s50. O sétimo ouro foi conquistado pelo revezamento 4x100 m livre. O quarteto brasileiro formado por Adriano Lima, Fabiano Machado, Mauro Brasil e André Esteves venceu com o tempo de 4min08s47, novo recorde parapan-americano.


uol