Eventos

Choro Opus Trio leva música clássica à Corumbá

16/08/2007 08:48


Choro Opus Trio é uma das atrações musicais do Festival América do Sul, nesta quinta-feira (16). O show vai acontecer às 19 horas, no palco Manoel de Barros localizado na Praça Generoso Ponce.


O grupo musical é formado pelos violonistas Eduardo Martinelli e Jairo Lara mais o percussionista Francisco Simão. O idealizador  do Choro Opus Trio é o maestro Eduardo Martinelli, formado em violão erudito pela Faculdade de música de Santos, onde estudou ainda violoncelo, violino e regência de orquestra.


Martinelli foi maestro da Orquestra de Câmara de Itanhaém e da Orquestra Sinfônica do Projeto Guri, em Santos (SP). Como concertista, Eduardo já apresentou-se com variadas formações camerísticas como concertos com orquestras e solo. Fez a Estréia Brasileira de Obras para violão, a convite do compositor Gilberto Mendes, no XXXVI Festival de Música Nova no Teatro Municipal de Santos.


O regente realizou também máster classes com renomados concertistas como Henrique Pinto, Everton Gloeden, Edelton Gloeden, Paulo Martelli, Eduardo Meirinhos, Pedro Martelli, Fábio Zanon, Roberto Capocchi, dos Estados Unidos e Paulo Eugênio, da Alemanha.


Atualmente Eduardo Martinelli rege a Orquestra Sinfônica de Campo Grande e a Orquestra Barroca de Mato Grosso do Sul. Desenvolve ainda, junto com a Fundação Barbosa Rodrigues, em Campo Grande, o projeto Orquestra Jovem, que proporciona o ensino de instrumentos de arco a crianças entre 9 e 11 anos. Sua carreira têm influência de compositores consagrados como Pixinguinha, Hermeto Paschoal, Jacob do Bandolin, e do compositor de choro anônimo, Sarrafo de Itanhaém.


Choro Opus Trio é um grupo que prioriza a música popular brasileira no repertório. Em Corumbá vão tocar músicas como Jongo, de João Pernambucano, Brasileirinho de Waldir Azevedo, Dr sabe tudo, de Dilermando Reis, Tico-tico no Fubá de Zequinha de Abreu, entre outras.


rmt on line