Política

Deputados realizam audiência sobre desnutrição indígena em Dourados

18/08/2007 10:41


Os deputados estaduais Pedro Teruel (PT), presidente da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos, e Pedro Kemp (PT), presidente da Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas, realizam audiência pública na próxima segunda-feira (20 de agosto), em Dourados, para discutir sobre a desnutrição de crianças indígenas das etnias Kaiowa e Guarani na região.


O debate atende ao pedido da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado federal Luiz Couto (PT). Além dele, a audiência pública vai contar com a presença dos deputados federais  Pedro Wilson (PT/GO), Geraldo Thadeu (PPS/MG), e Dr. Talmir (PV/SP).


Teruel destaca que durante o dia serão visitadas diversos locais como o  Centro de Reabilitação Nutricional - Centrinho, as aldeias Bororó e Jaguapiru e o acampamento indígena na rodovia BR-482. "Os deputados federais vão conferir de perto a situação das famílias indígenas em Dourados para discutir durante a audiência pública. Depois do debate vamos elaborar propostas para os Poderes Públicos encontrem solução para acabar com a desnutrição indígena na região e para o confinamento das famílias", explica o deputado estadual. A audiência acontece na Câmara Municipal de Dourados, às 14h30.


Para o encontro foram convidadas as secretárias estaduais de Saúde e de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, além de representantes da Fundação Nacional do Índio - Funai, Fundação Nacional de Saúde - Funasa, do Conselho Indigenista Missionário - Cimi, do Conselho Estadual de Direitos Humanos, da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul- OAB/MS, das comunidades indígenas, do Ministério Público Estadual e Federal e das aldeias da região de Dourados.


assembléia legislativa de ms