Tecnologia

Companhia francesa compra Fotolog

28/08/2007 09:44


A rede social fotográfica americana Fotolog, fundada em 2002 por Scott Heiferman, foi adquirida pela companhia francesa Hi-Media Group por US$ 90 milhões, combinados em dinheiro e ações.


Com mais de 10 milhões de usuários, a maior parte deles na Europa e na América Latina, entre eles um alto número de brasileiros, o Fotolog é um dos mais famosos portais fotográficos, que disputa atenção com o concorrente Flickr.


A cifra paga representou, então, um valor aproximado de US$ 9 por usuário, considerado alto para a empresa que tem faturamento estimado de US$ 2,3 milhões para o ano de 2007. Boa parte dessa cifra vem de links patrocinados e anúncios, além de banners e um plano de inscrição pago, para usuários que querem ter o direito de enviar mais que uma foto diária.


O Fotolog, entretanto, afirma que as vendas aumentaram 245% desde janeiro, graças ao acordo com a Google, estimado em US$ 75 milhões, realizado no mês passado e que durará por três anos e inclui, entre outras coisas, uma barra de busca em cada página existente no serviço.


O portal espera atingir o break-even, momento em que as perdas são neutralizadas e uma companhia pode começar a ganhar, em aproximadamente seis meses, começando a dar lucros no próximo ano.


O CEO do serviço John Borthwick, permanecerá no cargo pelo menos durante quatro ou seis semanas, período em que as companhias identificarão quem fica e quem sai. Depois disso deve sair para outros projetos já em andamento, como o Tumblr (tumblr.com) e o Outside.in (outside.in).


Com o Fotolog, a Hi-Media acrescenta um produto ao seu portfólio, que atualmente inclui uma rede de anúncios e uma empresa de micro-pagamentos.


A aquisição do Fotolog foi noticiada em diversos sites internacionais, como o Webware e o Silicon Alley Insider.


magnet