Eventos

Dança flamenca e cigana

28/09/2007 10:03


O Centro Cultural José Octávio Guizzo está com inscrições abertas para aulas de dança flamenca e dança cigana, direcionadas para adultos e adolescentes a partir de 13 anos, ministradas pela dançarina Vanesca Duarte. As aulas de dança flamenca são às terças e quintas-feiras das 20h às 21h e sábado das 8h30 às 10h30, e as de dança cigana são aos sábados das 18h às 20h. As aulas tiveram início em setembro, mas as turmas ainda comportam alunos sem comprometimento do aprendizado.
 
A oficina de dança flamenca pretende iniciar o aluno nas técnicas básicas de flamenco, como o sapateado, as castanholas e a montagem de coreografia com os principais ritmos. A dança flamenca nasceu no inicio do século XV, no sul da Espanha, através de ciganos recém chegados da Índia. Com o passar do tempo, o flamenco recebeu influências de outras culturas, como a árabe, a espanhola e a judaica. "Essa mesclagem cultural fez do flamenco uma dança forte e muito fascinante, com vários benefícios para quem a pratica, entre eles a correção de postura e o desenvolvimento da coordenação motora, da concentração e do raciocínio lógico", explica Vanesca Duarte.


Já a dança cigana é mais antiga que a flamenca, pois tem a idade do povo cigano, aproximadamente 4.000 anos. Ela é baseada na dança indiana sagrada, onde os quatro elementos da natureza são reverenciados: a água, a terra, o ar e o fogo. Os movimentos são suaves, harmoniosos e ao mesmo tempo vibrantes e alegres. Existem vários estilos de dança cigana, de acordo com cada tribo. Segundo Vanesca, na oficina o aluno aprenderá também um pouco sobre a música, a dança, a cultura e tradições do povo cigano.


Vanesca Duarte é bailarina, coreógrafa e professora de dança. Descendente de ciganos, começou a ministrar aulas em 1994 no Centro Cultural José Octávio Guizzo, vindo a criar a Cia de Dança Cigana Esmeralda. Formou-se em dança flamenca e dança espanhola pela Casa da Espanha no Rio de Janeiro, escola que é também preparatória para alguns atores globais, como Cristiane Torloni para a personagem de Maria Alonso na mini-série Amazônia. "Fiz vários cursos de especialização em outras escolas renomadas de São Paulo e atualmente me dedico à montagem do novo espetáculo da Cia Cigana Esmeralda, além da reabertura da oficina de dança para iniciantes", diz Vanesca.


Se o interessado optar por apenas uma das danças a mensalidade é de R$ 50, no caso de optar pelas duas o valor é de R$ 90. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792 de terça a sábado das 08h às 22h e domingo das 13 horas às 18 horas.


acessoria de imprensa