A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de setembro de 2019
Anuncie Aqui
8834-->

Alimentação infantil requer cuidados especiais

2 AGO 2007 - 15h55min
assessoria de comunicação

O processo de desenvolvimento das crianças passa pela educação e pelos bons hábitos alimentares. Se é difícil manter o controle quando a garotada passa a maior parte do tempo na escola, em cursos, em práticas esportivas, ou em outras atividades, durante as férias o desafio é igual. Portanto, é imperioso acompanhar de perto a rotina alimentar, para impedir que sucumbam à tentação da geladeira e das guloseimas.


"A preocupação com o que se come deve ser constante. Durante os dias mais gelados, as crianças recusam facilmente os alimentos considerados frios, mas que são de extrema importância no cardápio: as frutas, os legumes e as verduras. É preciso se reinventar para torná-los atrativos e não defasar seus organismos de vitaminas e sais minerais", explica Gabrielle Carassini Costa, nutricionista do GANEP - Grupo de Nutrição Humana.


Mas como se adequar a esses artifícios? Primeiramente, é proibido proibir! Se os pais baterem de frente com desejo dos filhos - quase compulsivo - de consumir doces, balas e sobremesas, eles sentirão ainda mais vontade. O que vale aqui é a moderação.


A comida também não é instrumento de troca, como prêmio ou castigo. Quando se adota essa visão equivocada, as crianças tendem a subestimar ou superestimar as refeições e isso pode acarretar em prejuízos à saúde.


O correto é investir em novas formas de preparo, utilizando-se de diferentes cores, formatos e texturas resultando em maior freqüência na oferta e, claro, na substituição por outros alimentos de mesmo valor nutricional. Abusar de recursos psicológicos, como conversas, histórias e até a companhia familiar, é um incentivo à valorização do momento da refeição. Os pequenos não terão vontade de deixar de comer, além de seguir o modelo dos pais, ganhando ao ingerir menos gorduras saturadas e açúcares e mais frutas e peixes.


A nutricionista Gabrielle ensina que o envolvimento dos pequenos desde as compras até chegar à preparação os pratos torna-os mais interessados a experimentar novos sabores. "Dessa forma é mais fácil implantar uma dieta saudável, explicando a eles que é importante para a saúde provar um pouco de cada grupo alimentar, principalmente proteínas, presentes nos queijos, peito de peru, presunto magro, iogurtes e leites; carboidratos, nos pães, bisnaguinhas, cereais e torradas, e, equilibradamente, gordura, encontrada em óleos, carne, ovos e manteiga".


Distribuir a alimentação em cinco refeições, como café da manhã, lanche, almoço, uma merenda leve à tarde e jantar, também é uma boa pedida. Impede que a criança passe muito tempo com fome e consuma alguma bobagem para enganar o estômago.


São dicas valiosas que fazem toda a diferença para a saúde, e que, se seguidas à risca, certamente trarão benefícios para a criançada ao longo da vida.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Caminhão bate em pedra e deixa mulher presa nas ferragens em Aquidauana

2
Policial

Vizinho é preso após invadir casa, agredir e tentar estuprar jovem que estava sozinha

3
Aquidauana

Inmet aponta para previsão de chuva nesta quarta-feira em Aquidauana

4
Aquidauana

Ladrões invadem fazenda em Aquidauana e furtam bombas e tambores

Vídeos

Celebração de casamento é marcada por cerimônia tradicional de cultura africana

Mulheres tentam entrar em presídio de Dois Irmãos do Buriti com celulares dentro de TVs

Com dedicação e disciplina, Marcos Henrique conquista 1º contrato profissional

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max40

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,23m
Miranda
1,82m
Paraguai
2,76m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Hoje...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: O QUE TEMOS A COMEMORAR EM MAIS ...

José Pedro Frazão

A última batalha do Analista de Taunay

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Supermercados

Casa Tamashiro

Estevão Alves Corrêa, 944 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2106
Médicos

Heraldo Alan K. J. de Paula - Radiologista

Rua Duque de Caxias, 645 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2279
Bancos

Banco Bradesco

Rua 7 de Setembro, 770 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1556 / 324 www.bradesco.com.br
Ver Mais
508110637