A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
25 de março de 2019
Anuncie Aqui
8494

Anastácio: Defesa Civil, Prefeitura e Bombeiros continuam alertas

16 JAN 2010 - 12h06min
Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Desde o início da semana, as constantes chuvas na região e na cabeceira do Rio Aquidauana, fizeram com que a Prefeitura Municipal de Anastácio e a Defesa Civil do Município entrassem em alerta devido a rapidez com que as águas subiram inundando vários locais, dentre eles, o ponto turístico da cidade: a Prainha de Anastácio.

Anastácio, devido a sua posição geográfica somado ao fator de não haver tantas pessoas morando à margem do rio, o Município até o momento registrou 4 chamados de emergência de moradores que estão com suas casas alagadas.

Essas famílias são da região localizada aos fundos do quartel do Corpo de Bombeiros (na Prainha), e também moradores da imediação da Ponte Nova.

As crianças da instituição filantrópica SOME (Sociedade Missionária Ebenézer) também foram retiradas da entidade e ficaram abrigadas no Centro de Educação Infantil Aracy Moreira dos Santos. A rua de acesso a essa instituição ficou praticamente alagada.

A Prefeitura de Anastácio disponibilizou a Escola Municipal Afonso Martins Paim para receber as famílias que precisassem de alojamento. Caminhões e homens da Secretaria Municipal de Obras trabalharam na mudança e remoção dessas famílias.

Todavia, em uma reunião hoje, na quinta-feira, o Prefeito Cláudio Valério conclamou a todos os Secretários Municipais e ao Conselho Municipal da Defesa Civil de Anastácio a missão de permanecerem em alerta, realizando vistorias e articulando planos de ações preventivas para auxiliar as famílias que porventura necessitarem de socorro.

“Devemos estar monitorando, atentamente, a situação na nossa cidade. Tudo deve estar preparado para qualquer emergência. Agradecemos a Polícia Militar, 9°Batalhão de Engenharia e Combate e ao Corpo de Bombeiros que prontamente nos atendem e estão conosco nesta ação preventiva”, afirma o prefeito.

Anastácio, além de localizar-se às margens do Rio Aquidauana, tem mais uma preocupação no período chuvoso, já que o Município também é cortado por vários córregos e outros rios, dentre eles o Taquarussu e Dois Irmãos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, que está com uma equipe de plantão para atender a comunidade, as estradas vicinais localizadas nas imediações desses rios, vias estas que dão acesso às colônias e assentamentos, ainda não houve nenhum problema grave, quanto ao rompimento de pontes e estradas.

É importante lembrar a população anastaciana, que em caso de emergência poderão procurar o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Prof. Ademir de Jesus (3245-3540), Corpo de Bombeiros (193) e a Secretaria Municipal de Obras (3245-0853).

Segundo informou o Corpo de Bombeiros, até as 13h de quinta-feira, o Rio Aquidauana estava marcando 8,70 metros. Ao todo, subiu mais de 5 metros, sendo que a média natural do Rio Aquidauana é de 3,5 metros.

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Acidente entre dois carros deixa um morto e oito feridos perto de Aquidauana

2
Aquidauana

Aos 39 anos, morre o professor Claudilei Castilho Sanches

3
Aquidauana

Embriagado, jovem fica ferido ao bater carro em caminhão parado em Aquidauana

4
Aquidauana

Ponte Velha sobre o Rio Aquidauana é interditada novamente para reparos

Vídeos

CCE Centro Cristão de Ensino leva conhecimento e valores a crianças e adolescentes para a vida toda

Em capotamento, airbag salva motorista da morte em Aquidauana

Incorporação dos Alunos do Núcleo de preparaçao de Oficiais da Reserva (NPOR)

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min18 max33

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min18 max33

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
3,65m
Miranda
5,48m
Aquidauana
4,23m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Nada...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE (NÃO) ADMIRAR: O HORROR

Paulo Corrêa de Oliveira

MISTÉRIOS DA PONTE VELHA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Posto

Posto Lavakar

Manoel Antonio Paes de barros, 964 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2666
Advocacia

Dr. Douglas Melo Figueiredo

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 415 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4900
Escolas Municipais

Escola Municipal Ada Moreira Barros

End: Rua João Ferreira Hormondes, s/n Distrito de Cipolândia - 79208-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
508110636