A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
03 de abril de 2020
Anuncie Aqui
-->

Anastácio: Defesa Civil, Prefeitura e Bombeiros continuam alertas

16 JAN 2010 - 12h06min
Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Desde o início da semana, as constantes chuvas na região e na cabeceira do Rio Aquidauana, fizeram com que a Prefeitura Municipal de Anastácio e a Defesa Civil do Município entrassem em alerta devido a rapidez com que as águas subiram inundando vários locais, dentre eles, o ponto turístico da cidade: a Prainha de Anastácio.

Anastácio, devido a sua posição geográfica somado ao fator de não haver tantas pessoas morando à margem do rio, o Município até o momento registrou 4 chamados de emergência de moradores que estão com suas casas alagadas.

Essas famílias são da região localizada aos fundos do quartel do Corpo de Bombeiros (na Prainha), e também moradores da imediação da Ponte Nova.

As crianças da instituição filantrópica SOME (Sociedade Missionária Ebenézer) também foram retiradas da entidade e ficaram abrigadas no Centro de Educação Infantil Aracy Moreira dos Santos. A rua de acesso a essa instituição ficou praticamente alagada.

A Prefeitura de Anastácio disponibilizou a Escola Municipal Afonso Martins Paim para receber as famílias que precisassem de alojamento. Caminhões e homens da Secretaria Municipal de Obras trabalharam na mudança e remoção dessas famílias.

Todavia, em uma reunião hoje, na quinta-feira, o Prefeito Cláudio Valério conclamou a todos os Secretários Municipais e ao Conselho Municipal da Defesa Civil de Anastácio a missão de permanecerem em alerta, realizando vistorias e articulando planos de ações preventivas para auxiliar as famílias que porventura necessitarem de socorro.

“Devemos estar monitorando, atentamente, a situação na nossa cidade. Tudo deve estar preparado para qualquer emergência. Agradecemos a Polícia Militar, 9°Batalhão de Engenharia e Combate e ao Corpo de Bombeiros que prontamente nos atendem e estão conosco nesta ação preventiva”, afirma o prefeito.

Anastácio, além de localizar-se às margens do Rio Aquidauana, tem mais uma preocupação no período chuvoso, já que o Município também é cortado por vários córregos e outros rios, dentre eles o Taquarussu e Dois Irmãos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, que está com uma equipe de plantão para atender a comunidade, as estradas vicinais localizadas nas imediações desses rios, vias estas que dão acesso às colônias e assentamentos, ainda não houve nenhum problema grave, quanto ao rompimento de pontes e estradas.

É importante lembrar a população anastaciana, que em caso de emergência poderão procurar o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Prof. Ademir de Jesus (3245-3540), Corpo de Bombeiros (193) e a Secretaria Municipal de Obras (3245-0853).

Segundo informou o Corpo de Bombeiros, até as 13h de quinta-feira, o Rio Aquidauana estava marcando 8,70 metros. Ao todo, subiu mais de 5 metros, sendo que a média natural do Rio Aquidauana é de 3,5 metros.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Vídeo: Casal que vendia cocaína em bar é preso e polícia apreende droga escondida em chácara

2
Aquidauana

Adolescente comandava boca de fumo há 1 ano no Nova Aquidauana

3
Policial

Jiboia de dois metros é capturada dentro de residência pela PMA em MS

4
Policial

Detran-MS prorroga prazo de licenciamento que venceria em abril

Vídeos

PM grava vídeo na língua terena para orientar indígenas sobre prevenção ao coronavírus

Lideranças de Taunay fecham o acesso ao distrito para quem não é morador

Dona Izabel confere as novidades nas vitrines tranquilamento no 1º dia de quarentena na cidade

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max30

Aquidauana

Sol, com pancadas de chuva de manhã e muitas nuvens à tarde. À noite, tempo firme.
min22 max30

Anastácio

Sol, com pancadas de chuva de manhã e muitas nuvens à tarde. À noite, tempo firme.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,73m
Miranda
2,95m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"...VENDO OS FILHOS SUBINDO PELO AR."

Valdemir Gomes

De...

Raquel Anderson

Diário de um tempo de Pandemia I

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Montana Lanches

Praça Nossa Senhora Conceição, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-9731
Escolas Estaduais

Escola Estadual Felipe Orro

Rua Carlos pereira Bandeira, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1206
Prestação de Serviços

AMR Fogões, Refrigeração e Equipamentos Industriais

Estevão Alves Corrêa, 1117 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6674 www.amrfogoesrefrigeracao.com.br
Ver Mais