A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de Dezembro de 2017
Anuncie Aqui
8500

Anastácio: Defesa Civil, Prefeitura e Bombeiros continuam alertas

16 JAN 2010 - 12h06min
Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Desde o início da semana, as constantes chuvas na região e na cabeceira do Rio Aquidauana, fizeram com que a Prefeitura Municipal de Anastácio e a Defesa Civil do Município entrassem em alerta devido a rapidez com que as águas subiram inundando vários locais, dentre eles, o ponto turístico da cidade: a Prainha de Anastácio.

Anastácio, devido a sua posição geográfica somado ao fator de não haver tantas pessoas morando à margem do rio, o Município até o momento registrou 4 chamados de emergência de moradores que estão com suas casas alagadas.

Essas famílias são da região localizada aos fundos do quartel do Corpo de Bombeiros (na Prainha), e também moradores da imediação da Ponte Nova.

As crianças da instituição filantrópica SOME (Sociedade Missionária Ebenézer) também foram retiradas da entidade e ficaram abrigadas no Centro de Educação Infantil Aracy Moreira dos Santos. A rua de acesso a essa instituição ficou praticamente alagada.

A Prefeitura de Anastácio disponibilizou a Escola Municipal Afonso Martins Paim para receber as famílias que precisassem de alojamento. Caminhões e homens da Secretaria Municipal de Obras trabalharam na mudança e remoção dessas famílias.

Todavia, em uma reunião hoje, na quinta-feira, o Prefeito Cláudio Valério conclamou a todos os Secretários Municipais e ao Conselho Municipal da Defesa Civil de Anastácio a missão de permanecerem em alerta, realizando vistorias e articulando planos de ações preventivas para auxiliar as famílias que porventura necessitarem de socorro.

“Devemos estar monitorando, atentamente, a situação na nossa cidade. Tudo deve estar preparado para qualquer emergência. Agradecemos a Polícia Militar, 9°Batalhão de Engenharia e Combate e ao Corpo de Bombeiros que prontamente nos atendem e estão conosco nesta ação preventiva”, afirma o prefeito.

Anastácio, além de localizar-se às margens do Rio Aquidauana, tem mais uma preocupação no período chuvoso, já que o Município também é cortado por vários córregos e outros rios, dentre eles o Taquarussu e Dois Irmãos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, que está com uma equipe de plantão para atender a comunidade, as estradas vicinais localizadas nas imediações desses rios, vias estas que dão acesso às colônias e assentamentos, ainda não houve nenhum problema grave, quanto ao rompimento de pontes e estradas.

É importante lembrar a população anastaciana, que em caso de emergência poderão procurar o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Prof. Ademir de Jesus (3245-3540), Corpo de Bombeiros (193) e a Secretaria Municipal de Obras (3245-0853).

Segundo informou o Corpo de Bombeiros, até as 13h de quinta-feira, o Rio Aquidauana estava marcando 8,70 metros. Ao todo, subiu mais de 5 metros, sendo que a média natural do Rio Aquidauana é de 3,5 metros.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

No 'adeus' ao ex-presidente da OAB, família e amigos demonstram revolta com homicídio

2
Aquidauana

Jovem sai para ir ao banco e desaparece em Aquidauana

3
Anastácio

Dentes de ex-presidente da OAB estariam quebrados; laudo da morte sai em 7 dias

4
Aquidauana

Família procura por adolescente de 14 anos sumida há 2 dias em Aquidauana

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,11m
Miranda
7,09m
Paraguai
1,86m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: ANTES QUE TERMINE O DIA...

Manoel Afonso

Odilon lidera, André o mais rejeitado

Robinson L Araujo

TENDO UM SONO RESTAURADOR

Ver Mais Colunas
498110506