X
Incêncio

Animais silvestres morrem queimados e incêndio pode ter sido criminoso

Jacaré mortos e vestígios de gasolina foram encontrados na fazenda em Corumbá

Jacaré adulto morre e vegetação destruída durante incêndio / Divulgação

Depois do fogo, a paisagem tomada pela destruição. Vegetação devastada, animais mortos e outros ainda agonizando com os ferimentos causados pelas queimaduras. Foram três incêndios em 15 dias. Este foi o cenário encontrado na Fazenda Caimansul, na zona rural de Corumbá, a 430 quilômetros de Campo Grande. E ainda uma preocupação: há indícios de que neste caso o incêndio tenha sido criminoso.

Animais que estavam na mata não conseguiram escapar. Jacarés, jabutis e cobras não suportaram as chamas. Alguns jacaré foram localizados com ferimentos. A fazenda divulgou vídeo no qual uma cobra resgatada do local incêndio aparece tomando água fornecida pelo funcionário da Fazenda.

Os animais só puderam ser encontrados e resgatados após o controle das chamas, o que só foi possível no início da semana. Eles percorrem a propriedade para calcular a dimensão dos estragos.

A fazenda trabalha com a criação de jacarés e a preocupação era evitar que o fogo chegasse até a matriz onde fica o espaço de concentração dos animais. De acordo com o zootecnista Wiler Girardi, gerente industrial da empresa, ali estavam cerca de 70 mil jacarés, entre filhotes e adultos. “Com o apoio das equipes do Prevfogo conseguimos evitar que as chamas chegassem até o criatório e mesmo assim os estragos foram enormes”, lamenta.

Segundo estimativa da empresa, o incêndio atingiu cerca de 60% da área. Dentro do espaço destruído foram encontrados vestígios de gasolina. “É uma situação triste. Já estamos com calor excessivo e tempo seco que provoca queimadas e ainda isso. Até quando? Acho que precisa mais fiscalização”.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública de ensino

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde

Meio Ambiente

Gestão de águas subterrâneas marca abertura do V Seminário Estadual da Água

A coletânea é assinada por diversos autores

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo