A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
22 de fevereiro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Direito de Resposta

Após denúncia de moradora, engenheiro da Prefeitura de Anastácio esclarece situação de obras na Vila Afonso Paim

O engenheiro civil Celso Rodrigues Gonçalves entrou em contato com a equipe de reportagem do jornal "O Pantaneiro" para falar sobre os recentes problemas dos moradores da rua Acogo, em Anastácio

20 JAN 2020 - 13h00min
Schimene Weber

Após veicular a denúncia enviada por uma moradora da Vila Afonso Paim, em Anastácio, no último sábado (18), a equipe de reportagem do jornal "O Pantaneiro" foi contactada pelo engenheiro responsável pela obra, identificado como Celso Rodrigues Gonçalves, para que o mesmo pudesse exercer direito de resposta sobre a situação das obras nas ruas Acogo e Benício Pereira Mendes nesta segunda-feira (20).

Conforme informado pela reportagem, desde o ano passado, a Prefeitura Municipal de Anastácio realiza obras na região, com o objetivo de fazer a drenagem e a pavimentação asfáltica. Parte da rua havia sido liberada, mas a água acumulada e os buracos seguem impedindo a fluidez da rotina das famílias que moram na região.

De acordo com Celso Rodrigues Gonçalves, o principal problema que vem sido encontrado para a continuidade das obras é o período chuvoso que Mato Grosso do Sul enfrenta. "As obras estão sendo realizadas tanto na rua Acogo como na rua Benício, e iniciaram no mês de outubro, sendo que na rua Benício será executado asfalto e drenagem e, na rua Acogo, neste primeiro momento, somente as obras de drenagem. As obras na rua Benício foram executadas num periodo de poucas chuvas, o que possibilitou um melhor acabamento e poucos transtornos aos moradores do local. Já na rua Acogo enfrentamos fortes e constantes chuvas que impossibilitaram a conclusão e total e posterior acabamento da rua, algo impossível de ser feito com o solo úmido, umidade esta que se encontra em alguns pontos até hoje, mesmpo com a trégua de alguns poucos dias sem chuva", disse.

Sobre os transtornos denunciados pela moradora, principalmente no que diz respeito aos buracos e ruas danificadas, o engenheiro foi enfático. "A rua Acogo ainda encontra-se em obras, ou seja, um canteiro de obras, com todo esforço para que o transtorno dos moradores seja o mínimo possivel, mas não deixa de ser um canteiro de obras. Sempre há o esforço de liberar o acesso aos moradores e de, no mínimo, garantir o ir e vir dos mesmos, recurso garantido a todos os moradores, tanto da rua Acogo, quanto da rua Benicio. Como a moradora da rua Acogo mesmo disse, parte da rua está liberada ao tráfego, portanto, nenhum morador esta impedido de sair ou entrar na sua casa por conta das obras", informou. 

Questionado sobre a conclusão das obras, o engenheiro informou que, enquanto não houver um período de seca considerável, não é possível recuperar 100% da via. 

Buracos

De acordo com a denúncia recebida no sábado, a rua Acogo ficou com um buraco aberto por mais de 3 semanas, sem qualquer satisfação dos responsáveis pela obra sobre a situação. Na ocasião, a moradora informou que "o buraco ficou no meio da pista e trouxe vários transtornos. Agora, fecharam o buraco, mas o tempo que ele ficou aberto causou muitos problemas, trouxe muitas ondulações para a rua". 

O engenheiro informou que nenhum buraco ficou aberto pelo período denunciado. "O que ocorre é que quando um buraco é fechado, outro é aberto, e quando esse buraco é aberto, ele fica assim até a conclusão dos serviços. Por exemplo, aquele que apareçe na foto, enquanto aquela tampa de concreto que aparece ao lado dele não estiver totalmente seca pra ser instalada, não posso tampá-lo", concluiu.

A equipe de reportagem do jornal "O Pantaneiro", na data de publicação da denúncia, havia entrado em contato com o Secretário de Obras do município, mas até 13h desta segunda-feira (20), dois dias após a veiculação da matéria, não obteve qualquer retorno do mesmo.  

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Delegado vira réu em caso de furto de droga e advogada sai com tornozeleira

2
Anastácio

Motorista perde controle e bate caminhão em lateral de ponte em Anastácio

3
Casa do Trabalhador

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Policial

Homem é denunciado após abandonar cão infestado de carrapatos em Anastácio

Vídeos

Video da perseguição da Policia Civil

“Amigo que é amigo não derruba” Compartilha o Corpo de Bombeiros nas redes sociais

Águas do Miranda representa o Centro-Oeste na 7ª edição do Concurso Lei Maria da Pena

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max31

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min22 max31

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,62m
Miranda
6,45m
Paraguai
1,50m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"A PESCA MILAGROSA"

Valdemir Gomes

Quando...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: SONHOS

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Fotografias - LAB.

Foto Monteiro

Rua Augusto Mascarenhas, 642 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-7058
Telefones Úteis

Delegacia da Mulher

Luis da Costa Gomes, 555 Cidade Nova - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1172
Médicos

Sérgio B. Pellegrino - Pediatra

Rua Marechal Mallet, 867 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3114
Ver Mais