Cabo Silgueiro e o soldado Farias ministraram a palestra (Foto: Divulgação / 7º BPM)
Notícias Relacionadas
Policiais Militares da Base Móvel Comunitária realizaram palestra na semana pedagógica da Escola Estadual Marly Russo Rodrigues, no Bairro Nova Aquidauana.
Na oportunidade, os PMs apresentaram o projeto “Patrulheiro Escolar Comunitário” e o projeto “TOSCO”, que já foram implantados em escolas da capital do Estado e nas Uneis (Unidade Educacional de Internação – onde permanecem os adolescentes infratores) e alcançaram elevados índices de aceitação e de resultados positivos.
O cabo Silgueiro e o soldado Farias, que, no ano de 2011, foram capacitados em curso especifico oferecido pelo 9º Batalhão de Policia Militar de Campo Grande (pioneiro na implantação do projeto), conduziram a palestra e abordaram temas como a prevenção de gravidez na adolescência, drogas lícitas e ilícitas, violência escolar e medidas sócio educativas à luz do E.C.A (Estatuto da Criança e do Adolescente). Também foi apresentada a estrutura do Grupamento Comunitário (Base Móvel Comunitária e motocicletas) viaturas que tem o aval do comando para serem utilizadas no projeto.
Cerca de 40 professores participaram do evento, e todos gostaram muito do conteúdo apresentado. Alguns até se emocionaram com o material apresentado. “Precisamos resgatar os valores morais e de família que foram se dizimando ao longo do tempo, e esse projeto norteará esse resgate", afirmou a coordenadora da escola, professora Rosa Helena Gama.
De acordo com o soldado Farias, o projeto precisa de dois passos para funcionar bem. "O primeira é o comprometimento de quem o desenvolve. É se doar por inteiro, nem que isso implique em se abster de seus horários de folga e lazer. O segundo é estabelecermos parcerias com pessoas interessadas em melhorar a qualidade de vida de nossos jovens e desinteressadas em fazer isso por notoriedade. Isso está diretamente ligado a filosofia de policia comunitária”, disse o PM.
Na opinião do cabo Silgueiro, o projeto é uma forma perfeita para resgatar os valores morais. “Juntos somos fortes e seremos capazes de resgatar essas crianças e trazê-las para o lado do bem, ao contrario da opção que hoje bate a porta deles. Resgatar os valores morais não é fácil, mas temos força de vontade para fazê-lo. Tem algumas palavras que norteiam nossas vidas e que todas família deveria utilizar. Reflitam, pois nenhum de nós é tão bom quanto todos nós. Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz, assim ele saberá o valor das coisas e não seu preço", destacou o cabo, fazendo alusão a Raymond Kroc e Nelson Furtado.
Fonte: redação / Aníbal Placêncio
Comentários
Deixe seu comentário
Antes de escrever seu comentário, Atenção! O Pantaneiro não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!