O Pantaneiro

sexta, 14 de setembro de 2012 às 10h28

Projeto de Aquidauana será mostrado por Fátima Bernardes

Na última sexta-feira (7 de setembro) uma equipe do programa Encontro com Fatima Bernardes da Rede Globo foi recebida na sede do Projeto Arte de Fazer e Reciclar, para mostrar as ações desenvolvidas. 
 
O programa será exibido hoje, 14 e irá homenagear a presidente do Instituto Arara Azul, Neiva Guedes. O programa faz parte de uma série que presta homenagens a grandes personalidades brasileiras que se destacaram em sua área de atuação. Neiva Guedes será homenageada pelo seu trabalho de pesquisa e manejo com as araras azuis e os resultados que obteve. 
 
O Projeto Arte de Fazer e Reciclar surgiu como o braço social do Instituto Arara Azul e hoje já pode contabilizar bons resultados. O projeto já capacitou mais de 600 pessoas nas oficinas de artesanato com aproveitamento de resíduos. Muitas delas hoje estão produzindo artesanatos e gerando renda para seu sustento, como é o caso de Rose das bonecas, Aquidauanense que tem se destacado com seu “Cantinho das Artes”. As artesãs do núcleo de aproveitamento de couro também estão conseguindo inserção de seus produtos em Aquidauana, Campo Grande e Região. 
 
A coleta seletiva na cidade, patrocinada pelo Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, está implantada no comércio da região central da cidade e conta com mais de 15 empresas parceiras arrecadando cerca de 4 a 5 toneladas/mês de materiais recicláveis. O material gera renda para a família de catadores que participam do projeto.
 
Alem de papelão, plásticos e metais, a parceria com lanchonetes está possibilitando o desenvolvimento do núcleo de produção de sabão líquido e em barra, desinfetantes, detergente e sabonete líquido e em barra, aproveitando óleo usado na produção de alimentos.
 
Além da Prefeitura Municipal de Aquidauana, apoiam a iniciativa a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , a Universidade Anhanguera/Uniderp, o Centro de Pesquisas do Pantanal , a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS, Fundação Municipal de Cultura-Fundaq e a Fundação Toyota do Brasil. O projeto é patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania.
 
Os produtos artesanais estão sendo vendidos na sede do projeto, na Rua Francisco de Castro, 660, bairro Guanandy, na rua do Pronto Socorro, próximo ao rio Aquidauana.
 
Faça uma visita à sede do projeto e confira os resultados alcançados.

Fonte: Conjuntura Online

Comentários

Deixe seu comentário

Antes de escrever seu comentário, Atenção! O Pantaneiro não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Parceiros Vivid Estudio Fotográfico YouZoom Soluções Web Coeso Eletrificação Rural Lise Jones - Cerimonial AT Informática