A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
20 de fevereiro de 2018
Anuncie Aqui
8502

Aumento dos casos de câncer preocupa médicos britânicos

9 AGO 2007 - 10h01min
uol

Os banhos de sol, o abuso do fumo e do álcool e a epidemia de obesidade provocaram um alarmante aumento de diferentes tipos de câncer no Reino Unido, levando o jornal "Daily Mail" a falar hoje de uma "geração do câncer".


O aumento mais preocupante é o dos casos de câncer da pele. No caso do mais perigoso de todos, o melanoma, a alta foi de 43,2% em 10 anos.


Em 2004, segundo fontes oficiais da organização Cancer Research UK, houve 8.939 casos, contra 5.783 em 1995.


Desde meados dos anos 80, o índice duplicou nas mulheres e triplicou nos homens. Mas os britânicos ainda expõem alegremente seus corpos ao sol ou vão a cabines de bronzeamento artificial.


As mulheres de classe média têm 2,5 vezes mais probabilidades de sofrer de um câncer de pele que as de classes mais baixas, segundo as estatísticas.


"Os casos de melanoma maligno crescem em espiral. A exposição à radiação ultravioleta é a causa principal", explicou Sara Him, diretora de informação sobre a saúde da Cancer Research UK.


Segundo o jornal "The Daily Telegraph", na Cornualha, no sudoeste da Inglaterra, uma equipe de dermatologistas vai atuar nas praias na próxima semana, oferecendo aos banhistas exames gratuitos de qualquer mancha suspeita.


Mas a preocupação não se limita à pele. Os casos de câncer oral aumentaram 22,7% no Reino Unido entre 1995 e 2004, último ano com estatísticas completas.


Esse tipo de câncer está relacionado com o abuso do fumo, que diminuiu, nos últimos anos, e com o excesso de álcool, que, pelo contrário, aumentou.


As bebidas, aliadas aos vírus da hepatite B e C, contribuíram ainda para um forte aumento dos casos de câncer hepático.


Aproximadamente 5 mil pessoas morrem todos os anos no Reino Unido de algum câncer relacionado com o álcool, segundo Frank Sooden, da organização Alcool Concern.


Houve um aumento de 38,9% em dez anos nos casos de câncer de próstata. Mas o fenômeno é atribuído aos avanços nas técnicas de diagnóstico.


Os especialistas também se preocupam com o aumento dos casos de câncer de útero, de 21,3% no mesmo período.


O Reino Unido enfrenta uma epidemia de obesidade, e as mulheres obesas têm o dobro de probabilidades de sofrer um câncer uterino que as de peso normal.


A obesidade também é vinculada ao câncer de mama, de cólon e pâncreas, afirmou Colin Waine, do Fórum Nacional contra a Obesidade do Reino Unido.


Outro tipo de câncer que aumenta no Reino Unido (33,5% em dez anos) é o mesotelioma, que afeta o mesotélio, camada protetora dos órgãos internos. Ele é causado pela exposição ao amianto. O uso do material é proibido no Reino Unido.

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Chuva alaga trecho da BR-262

2
Policial

Caminhão com cigarro contrabandeado do Paraguai capota em Miranda e motorista morre

3
Nota de Falecimento

Nota de Falecimento de Luciana Ocampos Garcia

4
Policial

Jovem de Anastácio é presa em Dois Irmãos com drogas na genitália

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
7,10m
Miranda
6,06m
Paraguai
2,68m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: PELAS ESTRADAS DA VIDA (E DE MAT...

Robinson L Araujo

CONHECENDO A VONTADE DE DEUS

Ver Mais Colunas
498110683