A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
23 de outubro de 2018
Anuncie Aqui
8498

Cabelo envelhece, mas é possível retardar o processo

12 SET 2007 - 13h48min
uol

Você sabia que, assim como a pele, o cabelo também envelhece? Com o passar dos anos, todo o metabolismo corporal desacelera, então já era de se esperar que os cabelos também sofressem de alguma forma.


Segundo o dermatologista Valcinir Bedin, este envelhecimento é chamado de cronológico. "Há uma redução na produção de sebo e uma diminuição da microcirculação e das trocas celulares entre o couro cabeludo e os cabelos", explica.


Como resultado, os fios ficam mais finos, sem vitalidade ou brilho e mais ralos. "Para você ter uma idéia, uma mulher, quando criança, tem mais ou menos 600 fios por centímetro quadrado e, se chegar aos 80 anos, terá mais ou menos 300", afirma Bedin. O couro cabeludo também sente os efeitos dos anos, ficando mais sensível às agressões externas, como sol, água muito quente e tratamentos químicos.


Mas não é só a queda do metabolismo que leva os cabelos a envelhecerem. Formados basicamente por duas proteínas, a melanina e a queratina, o estresse e uma dieta inadequada, pobre em proteínas, vitaminas e sais minerais, podem, sim, acelerar o processo. Agentes externos como a poluição, o cigarro, o sol e tratamentos químicos em excesso, também levam a um envelhecimento precoce dos fios.


Com isso, já dá para saber como podemos retardar os efeitos do tempo nos cabelos, não é? "Recomendo o uso de produtos adequados ao seu tipo de cabelo, de produtos para hidratar e também para proteger contra os raios UV, além de moderação na hora das químicas", ensina o dermatologista.


Se o seu cabelo já está enfraquecido, seja pelo tempo ou por processos químicos, o hairstylist Nilton Tamba recomenda hidratações periódicas e cauterizações. "Hoje em dia, também é possível encontrar nos salões tratamentos específicos, como um programa de lifting capilar que combate o envelhecimento do couro cabeludo e ajuda a devolver a juventude dos fios", acrescenta Nilton.


Para usar em casa, existem os chamados produtos antiidade, que ajudam principalmente na prevenção do envelhecimento. "Se você mantiver seus cabelos sempre hidratados, protegidos do sol e, com o passar dos anos, usar os chamados shampoos antiidade, que repõem nutrientes e proteínas perdidas, o envelhecimento pode sim ser retardado", afirma Nilton.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Vítima de câncer, professora Vânia faleceu na madrugada desta segunda-feira

2
Policial

Casal de moto morre em acidente na BR-267

3
Aquidauana

Rapaz é preso em flagrante após furtar caixa térmica em loja de pesca e turismo

4
Policial

Demitido de boate, homem é preso após ameaçar ex-patrão em Águas do Miranda

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,77m
Miranda
6,38m
Aquidauana
2,59m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Robinson L Araujo

INDEPENDENTE DA SITUAÇÃO VIVIDA, ELE NOS ABRAÇOU!

Chico Castro

E AGORA JOSÉ?

Ver Mais Colunas
498110739
SERIEMA1260