A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de janeiro de 2019
Anuncie Aqui
8486

Cabelos brancos são obra da genética, mas pioram com o estresse

8 AGO 2007 - 14h01min
uol

Todo mundo tem um dia, mas mesmo assim, muitas pessoas entram em pânico quando os primeiros fios começam a chegar. A partir disso, é uma correria para tingir, tentar disfarçar de alguma maneira ou criar coragem para assumir.


Mas o que leva os cabelos a ficarem brancos? Segundo a dermatologista Ligia Kogos, o tempo é o culpado de tudo, já que as nossas células produtoras da melanina, que colore os fios, se cansam com o passar dos anos e diminuem a produção. Com isso, os cabelos vão, aos poucos, perdendo sua coloração original e ficando esbranquiçados.


"Acontece com todo mundo um dia, mas a genética é fator determinante do momento em que os fios começam a perder a melanina. Por isso, algumas pessoas totalmente saudáveis começam a ficar grisalhas muito cedo, com cerca de 20 ou 25 anos, enquanto outras, só ganham os primeiros fios já beirando os 50 anos", afirma a dermatologista.


Não existe uma maneira de evitar os fios brancos, mas é possível diminuir a velocidade do aparecimento deles. Uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos ajudam, e muito. Tente também levar a vida numa boa, sem se estressar por coisas pequenas.


"Apesar de não ter uma ligação direta, o estresse pode sim acelerar o processo de embranquecimento dos fios. Isso ocorre porque pessoas estressadas, assim como aquelas que sofreram algum trauma físico ou psicológico, ficam com a produção de hormônios desregulada e, aí, incluem-se os hormônios que regulam a produção de melanina", completa Ligia Kogos.


Aquele velho método de negar a realidade e usar a pinça para extrair os fios brancos não funciona. Não porque estimula o crescimento de mais fios brancos, mas porque logo o seu próprio organismo vai se encarregar de repor este fio e, com o tempo, produzir mais deles.


Se os seus fios já começaram a aparecer e você não quer mesmo assumir, nem olhando nossa galeria de homens grisalhos e charmosíssimos, a única saída é pintar. O cuidado aqui é para não ficar artificial. Muitos salões oferecem o método de mechas invertidas, onde os cabelos brancos ganham "luzes" ao contrário, recebendo a tonalidade original do fio. Por isso, converse com um profissional de sua confiança. E aqui vai um aviso: pintar os cabelos dá trabalho por conta dos retoques constantes. Assumir os fios brancos é bem menos trabalhoso, além de ser sim, muito charmoso. Pense nisso! 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Foragido por feminicídio, palhaço agrediu mulher durante sexo em Aquidauana

2
Policial

Preso pela 3ª vez pescando com petrechos proibidos no Pantanal

3
Aquidauana

Funtrab oferece 215 oportunidades de trabalho em Aquidauana

4
Policial

Mau cheiro leva PM a encontrar corpo em avançado estado de decomposição

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Acordei...

Robinson L Araujo

NÃO DESISTA!

Raquel Anderson

"Num tempo da delicadeza!"

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Studio e Gravações

Alternativa Studio

Pandia Calogeras, s/n Centro - 79200000 Anastácio/MS (67) 8115 8680
Pesqueiros

Pousada Recanto das Emas

Estrada da Barra Mansa, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6180/9986-
Segurança Predial

Proteção Geral

Rua Pandiá Calógeras - em frente a Enersul, 514 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1074
Ver Mais
497810645