A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de janeiro de 2019
Anuncie Aqui
8486

Câncer de mama mata uma mulher a cada 36 minutos no País

28 AGO 2007 - 08h05min
correio do interior

A cada 36 minutos, uma brasileira morre em decorrência do câncer de mama. Por ano, 50 mil novos casos da doença são detectados no país.


Em cada 10 casos, sete são diagnosticados em fase avançada, quando o câncer já se espalhou para outras partes do corpo. Se descoberto no início, as chances de cura são de 90%.


De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Diógenes Basegio, além de cuidados com alimentação e da prática de atividade física, as mulheres de todas as idades devem fazer anualmente o exame das mamas. E, todo o mês, o auto-exame.


"Nas mulheres que ainda menstruam, fazer de preferência após a menstruação. Antes disso, a mama fica encaroçada, o que confunde a mulher. Fazendo o auto-exame todo mês, ela passa a conhecer a sua mama. Se houver alguma alteração, deve procurar imediatamente o médico".


Após os 35 anos de idade, é preciso fazer também a mamografia. Um exame que, segundo Basegio, é feito por apenas 10% das brasileiras nessa faixa etária, porque os poucos aparelhos que existem no país estão concentrados no Sul e Sudeste.


"A mamografia é considerada o melhor exame para diagnóstico precoce, mas ainda temos uma má distribuição dos aparelhos de mamografia no país", diz. "Apenas 9% dos municípios brasileiros são contemplados com mamógrafos, aparelhos que fazem a mamografia, e eles estão concentrados principalmente nas regiões Sul e Sudeste".


A secretária Rosângela Melo, 39 anos de idade, perdeu a mãe e a avó vítimas de câncer de mama. Por ter um histórico familiar da doença, ela passou a fazer exames complexos ainda bem nova. Em 2006, Rosângela descobriu que tinha câncer de mama, diagnosticado no início por meio de um exame de mamografia. Ela foi operada e hoje está praticamente curada.
 
Rosângela lembra que o câncer de mama não aparece apenas em mulheres com histórico familiar e que, muitas vezes, a doença é silenciosa. "Quando o câncer vem, ele não avisa. Vem muito sorrateiramente, devagarzinho. Eu não sentia absolutamente nada, só fui fazer o exame por prevenção".


Para ajudar a combater a doença, a Sociedade Brasileira de Mastologia lançou hoje (27) a campanha "Câncer de mama tem cura", que tem a atriz Taís Araújo como garota-propaganda.


Apesar de também atingir os homens, a doença é predominantemente feminina. Segundo a entidade, em cada 200 casos, 199 atingem mulheres.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

“Não me mata, porque eu tenho filhos”, disse merendeira

2
Aquidauana

Capataz planejou furto de 14 cabeças de gado de fazenda em Aquidauana

3
Policial

Polícia Civil apresenta “Palhaço Sabiá” nesta quarta-feira

4
Aquidauana

Abandonado na estação há quase 50 anos, mecânico ainda não sabe o paradeiro dos pais

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Não...

Robinson L Araujo

NÃO DESISTA!

Raquel Anderson

"Num tempo da delicadeza!"

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Pólo Lutuma Dias

Aldeia Limão Verde, Aldeia Limão Verde - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Farmácias e Drogarias

Farmácia Drogana

Rua Estevão Alves Correa, s/n Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2658
Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Pólo General Rondon

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
497810585