09 de agosto de 2020
Anuncie Aqui
-->
Política

Capitão Contar cobra estrutura para proteger profissionais da saúde do novo coronavírus

No hospital referência do estado, faltam máscaras e aventais

31 MAR 2020 - 19h02min
Assessoria

O Hospital Regional Rosa Pedrossian foi escolhido para ser a referência em Mato Grosso do Sul para atender pacientes com coronavírus. Entretanto, médicos e enfermeiros têm alertado sobre a falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) - máscaras, aventais e óculos - que são essenciais para proteger as equipes do novo coronavírus. 

Para tentar viabilizar meios de proteção para que os profissionais de saúde possam executar seu trabalho no combate ao COVID-19, com segurança, o deputado estadual, Capitão Contar (PSL), solicitou providências urgentes ao Poder Executivo. 

O parlamentar, Capitão Contar, além da sociedade civil organizada, entidades e sindicatos também levantaram a bandeira da solidariedade para ajudar os profissionais da saúde. A equipe hospitalar precisa se manter saudável para que cuidar do próximo, além de retornar para o convívio do seu lar.

Um dos projetos participantes desta corrente solidária é o ‘Mulheres que indicam’. “Cada uma do grupo ajudou na maneira que podia. Eu, por exemplo, com o corte das máscaras e jalecos, outras com a parte da costura, com uma palavra de apoio, compra de material e assim por diante. Foram 4,2 mil metros de tecidos utilizados”, explica a empresária Nayara Moraes Barbosa. Todo o material confeccionado foi entregue para o Hospital Regional, Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e em Rio Verde do Mato Grosso (MS).

Trabalho com segurança

O deputado estadual defende que, esses profissionais devem ter todos os equipamentos necessários para cuidar da população sem serem infectados. "Falta o básico. Esses profissionais não têm máscaras, luvas e nem aventais para atender aos pacientes com suspeita de estar com o coronavírus. Eles estão na linha de frente do combate a essa doença. Não podemos deixá-los desprotegidos, pois dependemos deles para curar essa doença. Não tem cabimento não ter o mínimo necessário, reutilizar equipamentos ou trabalhar sem segurança. É um risco à saúde", argumenta o deputado.

A solicitação foi feita ao governador, Reinaldo Azambuja, com cópias para o secretário de Saúde, Geraldo Resende, ao MPE-MS, OAB-MS, profissionais de saúde que possam atender a população com todos os equipamentos necessários para que eles não se contaminem durante o atendimento dos pacientes.

De acordo com as denúncias recebidas pelo parlamentar, além dos EPIs, o Hospital carece ainda de insumos básicos como álcool 70%, sabão líquido e papel toalha.

Curiosamente, no dia 30 de março deste ano foi publicada no DOE-MS (Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul) a criação do Plano de Enfrentamento da Pandemia COVID-19 do Hospital Regional traçando os procedimentos necessários a serem feitos no local. Fato este que não está sendo seguido já que profissionais da área de saúde reclamam da falta de equipamentos.

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Covid-19: sobe o nível de alerta para Aquidauana e Anastácio; veja o novo relatório

2
Aquidauana

Dupla sertaneja de Aquidauana homenageia o pai no Caldeirão do Huck

3
Policial

Namorados, jovens que morreram com minutos de diferença em acidente tinham 17 e 21 anos

4
Aquidauana

Fazendeiro de Aquidauana é preso com jacaré abatido e multado em R$ 5 mil

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min18 max35

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min18 max35

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,15m
Miranda
1,74m
Paraguai
1,52m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Peço...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"OS ORIGINAIS DE CLARICE LISPECTOR"

Manoel Afonso

Covid-19: Assusta candidatos, intimida eleitores!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Supermercados

Central Supermercado

Sete de Setembro, 875 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3286
Associações e Sindicatos

Sindicato Rural de Aquidauana

Antonio Campelo, s/nº Bairro Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2826
Advocacia

Luiz Eduardo de Arruda

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 1469 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3294 / 324
Ver Mais