A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui

Cientistas apontam possível relação entre desodorante e câncer de mama

4 SET 2007 - 08h08min
uol

Um estudo de cientistas da Universidade de Keele, na Inglaterra, aponta a possibilidade de que o uso freqüente de desodorantes com efeito antitranspirante propicie a aparição de casos de câncer de mama.


Essa hipótese, publicada no último número da revista científica "Journal of Inorganic Biochemistry", é fruto de uma pesquisa que os especialistas fizeram com 17 mulheres que tinham sido submetidas a uma mastectomia no hospital de Wythenshawe, na localidade inglesa de Manchester.


Os cientistas acharam nos tecidos mamários elevados níveis de alumínio, substância que compõe 90% dos agentes antitranspirantes da maioria dos desodorantes que tentam evitar a sudorese.


Além disso, os especialistas observaram que as maiores concentrações de alumínio, substância que estudos anteriores relacionaram com o câncer de mama, se encontravam na zona do peito próxima às axilas, na qual geralmente se aplica este tipo de produtos e onde se detectam a maioria de tumores deste tipo.


O estudo foi feito com "apenas 17 pacientes, mas os dados que mostram uma maior concentração de alumínio na região próxima às axilas são estatisticamente significantes. Não pode ter acontecido por acaso", assegura Chris Exley, responsável por esta pesquisa.


"A maior concentração de alumínio na parte exterior do seio pode ser explicada pela proximidade desta região à axila, onde se costuma aplicar a maior parte das substâncias antitranspirantes", acrescenta Exley, lembrando que estudos anteriores indicam que a pele é permeável a este elemento.


Os cientistas, que por enquanto não conseguiram esclarecer totalmente a relação entre desodorante e câncer de mama, analisam a possibilidade de que o tecido que já desenvolveu o tumor atue como uma espécie de "corredor" para o alumínio, daí a alta concentração desta substância.

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Diabética e cega, jovem quer ajuda para fazer consulta e conseguir transplante

2
Anastácio

Família que perdeu tudo em incêndio precisa de doações para recomeçar

3
Aquidauana

Alespana e Marinha preparam fuzileiros para o mercado de trabalho em Aquidauana

4
Anastácio

Casa pega fogo, chamas consomem todos os pertences e matam o cachorrinho de casal

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas