A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
20 de novembro de 2019
Anuncie Aqui
9194-->
AQUIDAUANA

Com técnica e manejo corretos, produtora familiar impulsiona produção de hortaliças

Espaço de meio hectare no Indaiá II abriga plantio de folhosas e vegetais

25 AGO 2019 - 09h00min
ALINE OLIVEIRA

No assentamento Indaiá II, localizado no município de Aquidauana, Placídia Barros Figueiredo, 48 anos, comemora o crescimento da produção de hortaliças e vegetais cultivados em uma área de meio hectare. A produção que antes era utilizada apenas no consumo pessoal, registra na atualidade, uma média de 20 kg de pimentão, 200 maços de couve e 300 pés de alface que são comercializados por intermédio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para escolas da rede estadual e municipal de ensino.

A produtora conta satisfeita que o excedente é vendido dentro do próprio assentamento e ainda, em um mercado na área urbana da cidade. Os produtos cultivados atualmente são: couve, alface, salsa, cebolinha, rúcula e pimentão.

Produção é comercializada no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de Aquidauana

“Moro há 10 anos aqui no Indaiá II e sempre cultivei horta, porém, não utilizava as técnicas corretas, então não conseguia uma produção para comercializar externamente. Com auxílio do técnico do Senar, isso mudou e agora, estamos preparando uma área de um hectare para aumentar as opções de hortaliças”, revela.

Placídia conta que ela, o esposo e o filho trabalham juntos no lote de 13 hectares e que a participação no programa Negócio Certo Rural (NCR), foi um divisor de águas, no sentido de compreender a importância de profissionalizar a atividade rural.

“Participei do NCR e compreendi a diferença de se planejar uma escala de produção, a fim de ter uma colheita intercalada. Agora, por exemplo, temos uma pequena lavoura de abacaxi que ficará pronta para consumo entre novembro e dezembro. Além disso, estamos preparando o solo e iniciando a produção de mudas para cultivar quiabo e jiló”, destaca.

CONQUISTAS E DESAFIOS

O engenheiro agrônomo, Roniedison da Silva Menezes é extensionista do programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), com foco na Assistência Técnica e Gerencial em Horticultura. Ele revela que há cerca de um ano presta atendimento na propriedade de dona Placídia e os resultados foram bastante positivos.

Meta é dobrar a produção de folhosas 

“Quando iniciamos o atendimento, os produtores familiares já cultivavam alface e rúcula em pequena escala e comercializavam internamente no assentamento. Com a implantação da assistência técnica desenvolvemos um planejamento para aumentar a produção e incluir o plantio de pimentão que é um item com alto valor agregado no mercado”, revela.

Roniedison destaca que a família de dona Placídia comercializa há duas safras, kits com alface, cheiro verde e rúcula, entregues em escolas da rede municipal e estadual de Aquidauana.

"Demonstramos que é possível uma produção expressiva em pequenos espaços, como no caso da produtora. Os resultados obtidos estimularam a família a ampliar a área de plantio, visto que o espaço atual comportou o cultivo de 200 pés de hortaliças. A meta é aumentar o número para 500 unidades, a fim de melhorar ainda mais o retorno financeiro”, acrescenta o profissional.

A equipe do jornal "O Pantaneiro" inicia uma nova série de reportagens focadas na produção agropecuária da região. A partir da entrevista realizada com a produtora familiar do assentamento Indaiá II temos objetivo de apresentar iniciativas de sucesso na produção agrícola, as quais contribuem para o desenvolvimento local de Aquidauana.

Lote de 13 hectares está localizado no Assentamento Indaiá II

SERVIÇO

O atendimento de Assistência Técnica e Gerencial em Horticultura do Senar/MS atende 40 famílias nas áreas rurais de Aquidauana e Anastácio. Os interessados em conhecer mais detalhes do programa podem procurar o Sindicato Rural de Aquidauana. O endereço é Rua Antônio Campello, s/n, Centro. O telefone de contato é (67) 3241-3959.

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Mulheres trocam agressões em boate e confusão acaba na delegacia de Aquidauana

2
Geral

“Sem peixe, não tem pescador, nem turista”, diz Reinaldo ao defender projeto

3
Aquidauana

Possessivo, homem tortura, ameaça e mantem em cárcere mulher grávida de 6 meses

4
Policial

‘Vocês não são de nada’: mulher é presa por desacatar PMs

Vídeos

Assaltante que aterroriza Aquidauana realiza furtos em cidades vizinhas

Durante combate a incêndio, bombeiros resgatam jaguatirica ferida 1

Família perde tudo em incêndio que atingiu quatro casas

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max36

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min24 max36

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,61m
Miranda
4,02m
Paraguai
1,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vou...

Dr. Giuliano Máximo

Mais uma vez a prisão em 2º grau

Flavia Rohdt

Aldravia #12

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Recanto Barra Mansa - Rio Negro

, - 79200-000 Aquidauana/MS (55) (67) 325-6807 / www.hotelbarramansa.com.br
Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 4

Rua Estevão Laves Correa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2410
Supermercados

Supermercado Gaúcho

Av. Integração, 389 Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245-1705
Ver Mais
508110615