A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
20 de Novembro de 2017
Anuncie Aqui
8504

Começa primeira etapa de vacinação contra febre aftosa no MS

2 MAI 2013 - 13h15min
Notícias MS
Começou ontem (1º) a primeira etapa de vacinação contra febre aftosa de 2013. O prazo para vacinação tem diferentes datas de acordo com a região, Zona de Fronteira, Pantanal e Planalto, e os produtores terão até 15 dias após o fim do período de vacinação para fazer o registro, pela internet.
 
Para a zona de fronteira, antiga Zona de Alta Vigilância (ZAV), a vacinação de todo o rebanho bovídeo (bovinos e bubalinos) de mamando a caducando segue até o próximo dia 31. E de acordo com o risco de cada área, são adotadas diferentes estratégias de vacinação. Propriedades de maior risco sanitário como assentamentos, aldeias indígenas e periferias têm seu rebanho 100% imunizado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), que também fornece as vacinas, é a chamada vacinação com agulha oficial. Este tipo também pode ser aplicado em propriedades de menor risco, mas a aquisição das vacinas fica por conta do produtor. Nas demais propriedades, a vacinação pode ser realizada de duas maneiras: vacinação acompanhada, ou seja, o produtor vacina os animais na presença de servidores da Iagro em 100% do rebanho, ou a vacinação fiscalizada, onde os servidores fazem o acompanhamento parcial do processo.
 
Para a aquisição das vacinas os produtores deverão se dirigir às unidades da Iagro para liberação da compra no sistema Saniagro, bem como agendamento dos trabalhos de fiscalização da vacinação, quer seja acompanhada, fiscalizada ou oficial. Nos municípios de Bela Vista, Corumbá, Ladário e Ponta Porã, o período da campanha vai até o dia 15 de junho. Em Porto Murtinho, a imunização segue até 10 de junho.
 
Na região do Pantanal, os optantes pela vacinação contra aftosa no mês de maio terão até o dia 15 de junho para vacinar todo o rebanho bovídeo de mamando a caducando. Já no Planalto, a vacinação do mesmo rebanho segue até 31 de maio. Nos dois casos, fica a cargo do produtor realizar a vacinação e o registro.
 
Mais informações nos escritórios locais da Iagro ou pelo telefone da central: 0800 679 120 ou (67) 3901-2676.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Homem assassina jovem em carvoaria de fazenda na Estrada do Taboco

2
Policial

Jovem é assassinado com três tiros após emboscada durante a madrugada

3
Policial

Homem agride mulher e a deixa nua no Jardim Independência

4
Aquidauana

Mulher busca ajuda para encontrar parentes de sua mãe, que não os vê há 53 anos

Vídeos

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Fiações rompidas são recuperadas e motoristas ‘fora do padrão’ podem ser responsabilizados

Moradores de Anastácio flagram óleo descendo para Rio Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,45m
Miranda
6,08m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Pedro Puttini Mendes

O “modelo de lei”, o ambientalismo municipal e a mu...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: DE VOLTA AO MEIO DO MUNDO (E AO ...

Manoel Afonso

Falta honra, sobra esperteza.

Ver Mais Colunas
498110796