A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
23 de outubro de 2018
Anuncie Aqui
8498

Comer em frente à TV é o pior hábito alimentar

31 AGO 2007 - 10h06min
uol

As pessoas imaginam que nutricionistas sejam tabelas nutricionais ambulantes. Na verdade, não sabemos quantas calorias têm cada alimento, mas sabemos do que é composto cada alimento. Sendo assim, fica fácil imaginar se ele é um alimento muito calórico ou não. Eu adoro ler naquelas revistas de dieta a coluna em que se compara o valor energético de um alimento muito calórico com outros alimentos menos densos, sugerindo trocas inteligentes para uma dieta de redução de peso.


Existe a cultura do quanto mais gordura, mais gostoso o alimento é. Sim, a função da gordura é dar palatibilidade aos alimentos. Mas hoje em dia as técnicas dietéticas evoluíram tanto, que isso não precisa ser necessariamente uma verdade. Antigamente sem microondas e sem esses fabulosos grills elétricos, nossa vida era muito mais difícil.


"O pior dos hábitos alimentares é comer em frente à TV. Ao nos concentrarmos na TV perdemos a noção do quanto estamos comendo, e acabamos ingerindo muito mais do que deveríamos" É comum pessoas se sentarem a minha frente no consultório e dizerem que ser gordo é uma sina, uma vez que vêm de famílias onde todos possuem excesso de peso. O Consenso Europeu de Obesidade na Infância chama atenção para o fato de que somente 5% das causas de sobrepeso e obesidade estão relacionadas a problemas hormonais, genéticos ou sindrômicos. 


Isso significa que 95% dos casos estão relacionados ao estilo de vida. Repetimos ações aprendidas com nossos pais. Poderíamos cortar alguns hábitos culturais que adicionam muitas calorias às refeições.


Por exemplo: quem estipulou que após coar a água do macarrão temos que bezuntá-lo com margarina, azeite ou óleo? Ao colocarmos o molho, este, que contém bastante água, deixará a preparação bem soltinha. Por que, ao ver um delicioso pedaço de pizza no nosso prato, temos que regá-lo com azeite?


Os maus hábitos alimentares não estão somente relacionados à adição de gordura. E a história de colocar açúcar na salada de frutas? Por acaso colocamos açúcar nas frutas? A salada de frutas nada mais é do que um monte de fruta junta, não necessita de açúcar. Conheço crianças que nunca provaram morangos sem açúcar. Ou mesmo nunca provaram leite sem açúcar. O leite é, pela sua composição, naturalmente doce. Para aqueles que já foram acostumados pelas mães desde a infância com o sabor modificado do leite, que tal acrescentar canela no lugar do açúcar? Queremos mimar nossos filhos e muitas vezes nem percebemos o estrago que fazemos.


Por que após coar a água do macarrão, colocamos margarina, azeite ou óleo? Por que regar a pizza com azeite? Por que colocar açúcar no leite, na salada de frutas?  Na escola das minhas filhas as mães armaram uma briga enorme, pois não serviam suco na hora do almoço. Esse é outro mau hábito cultural. Quem disse que temos que tomar suco? Na verdade, ninguém necessita tomar suco, mas sim, comer frutas.


Além de todas as vitaminas presentes no suco, a fruta in natura tem fibras e todos os seus benefícios agregados. Para produzir um suco de laranja precisamos de até três frutas - dependendo do caso, isso pode significar o total das necessidades diárias desse grupo alimentar.


Mas acho que o pior dos hábitos alimentares é comer em frente à TV. Parece um ato inconseqüente, mas quem consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo? Mas tem de ser bem-feitas. Neste caso, quem sempre sai perdendo é a dieta: ao nos concentrarmos na TV perdemos a noção do quanto estamos comendo, e acabamos ingerindo muito mais do que deveríamos.


Ou seja, muitas vezes não conseguimos entrar com força total numa dieta, mas podemos modificar pequenos hábitos de nossa rotina para reduzir os danos de uma dieta extremamente calórica. Faça as contas - pode valer a pena!

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Vítima de câncer, professora Vânia faleceu na madrugada desta segunda-feira

2
Policial

Casal de moto morre em acidente na BR-267

3
Aquidauana

Rapaz é preso em flagrante após furtar caixa térmica em loja de pesca e turismo

4
Policial

Demitido de boate, homem é preso após ameaçar ex-patrão em Águas do Miranda

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,77m
Miranda
6,38m
Aquidauana
2,59m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Robinson L Araujo

INDEPENDENTE DA SITUAÇÃO VIVIDA, ELE NOS ABRAÇOU!

Chico Castro

E AGORA JOSÉ?

Ver Mais Colunas
498110739
SERIEMA1260