A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de novembro de 2019
Anuncie Aqui
9194-->

Dá certo fazer exercício em casa?

20 JUL 2007 - 16h10min
vya estelar

Muita gente opta por comprar uma bicicleta ergométrica ou uma esteira para se exercitar em casa. Geralmente, por não ter tempo de ir a uma academia ou achar que é mais econômico. Será que dá certo? Vamos colocar os pontos positivos e os negativos - sem considerar as pessoas que pensam em contratar alguém para orientá-las.


Pontos positivos


Você pode voltar do trabalho, ir direto para casa sem ter que perder mais tempo no trânsito, para se deslocar até uma academia.
Se preferir fazer ginástica no período da manhã, você pode dormir um pouquinho mais, pelo mesmo motivo: perda de tempo até uma academia.


Terminou seu treino, direto para o banho, sem ter que carregar sacola, toalha, shampoo, etc.


Fora os horários pré-determinados para seu exercício, você também pode aproveitar qualquer outro horário livre, inclusive aos domingos.


Você não vai ficar com a consciência tão pesada, se não der para fazer um dia, pois vem aquela velha frase: "Pelo menos não estou pagando mensalmente e faltando às aulas", apesar de você já ter investido um bom dinheiro nisso.


Outro lado


Você precisa ter um local específico e adequado para colocar seus aparelhos. Do contrário (no quarto, por exemplo) eles acabam virando cabides.


Você precisa estar realmente determinado a fazer seus exercícios. Isso significa se desligar mesmo da casa, não atender campainha, nem telefone, do contrário, seu treino irá por "água abaixo".


A maioria das pessoas se exercita porque precisa ou porque sabe que é muito importante, outras mais para "desencargo de consciência", mas poucos se exercitam porque realmente gostam e para os que querem se exercitar em casa, façam primeiro essa pergunta: "Eu gosto de me exercitar, de fazer ginástica?" Porque em casa você provavelmente não vai ter muito incentivo nem motivação.Você vai fazer seus exercícios sozinho.Talvez você consiga um companheiro que por coincidência tenha livre os mesmos horários que você, então vai precisar investir em mais um aparelho e um pouco mais de espaço.


Por fim e de suma importância, você não terá orientação, observação constante, incentivo, um programa definido, saber o momento ideal para mudanças, aumento de intensidade, avaliações e correção da postura durante a prática.


Sem querer desmotivar ninguém, pelo contrário, acho que hoje em dia ninguém deve ficar sem exercícios, mesmo que não se tenha objetivos de performance. Que seja para relaxar, soltar as tensões, isso é muito importante! Antes de se aventurar sozinho num programa de exercícios, pense em todos esses pontos e principalmente converse com um profissional de educação física, para que ele lhe dê dicas e orientações possíveis de se dar 'à distancia'.


No próximo texto estarei falando sobre essas orientações. O trabalho do personal trainer é uma excelente opção para treinar em casa, pois mesmo que você não tenha material ou local adequado, ele sempre tem uma solução profissional - procure por um profissional especializado e credenciado. Se mesmo assim você optar por exercitar-se em casa e sozinho, siga então as dicas básicas que darei no próximo texto.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Bebê que morreu em acidente foi expelido da barriga da mãe

2
Policial

Bebê cai em balde com lavagem para porcos e morre afogado

3
Policial

Motociclista morre após bater na traseira de caminhonete

4
Anastácio

Jovem tem moto furtada no quintal de casa em Anastácio

Vídeos

Assaltante que aterroriza Aquidauana realiza furtos em cidades vizinhas

Durante combate a incêndio, bombeiros resgatam jaguatirica ferida 1

Família perde tudo em incêndio que atingiu quatro casas

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min21 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,39m
Miranda
2,84m
Paraguai
1,05m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vou...

Dr. Giuliano Máximo

Mais uma vez a prisão em 2º grau

Flavia Rohdt

Aldravia #12

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Viviane A. N. Contente - Nefrologista

Manoel Antonio Paes de Barros, 844 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8816
Médicos

José Arruda Fialho

Sete de Setembro, 1193 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Tio Sam

Rua Duque de Caxias, 809 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
508110641