A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de agosto de 2018
Anuncie Aqui
8496

Dieta pouco calórica pode melhorar a acne

11 AGO 2007 - 11h07min
boa saúde

Muito se especula sobre o surgimento da acne (vulgarmente conhecida como espinha). Sabe-se que alterações hormonais, especialmente as ocorridas na época da adolescência, estão relacionadas à sua formação. Entretanto, a real interferência da alimentação sobre esse processo é um fato ainda pouco estudado pelos cientistas.


O conceito popular de que muitos condimentos, em especial a pimenta, assim como alimentos gordurosos, como o chocolate, seriam os principais causadores da acne. motivou pesquisadores finlandeses e australianos a realizarem um estudo para avaliar a influência da alimentação no desenvolvimento da acne vulgar. Os resultados estão no Journal of the American Academy of Dermatology, de agosto de 2007.


Os pesquisadores compararam duas dietas: uma, experimental, composta por alimentos com baixo teor glicêmico (pouco calórica) e com maior teor de proteínas e outra, convencional, com altas taxas de glicose (altamente calórica). Essas dietas foram testadas em 43 voluntários do sexo masculino com acne, com idade média de 18 anos. Eles foram divididos em dois grupos, um controle, o qual receberia a dieta convencional, e outro, a experimental, durante um período de 12 semanas.


Percebeu-se, ao final do estudo, que o número de lesões entre os voluntários que receberam a dieta experimental reduziu, comparativamente ao grupo que recebeu dieta convencional. Outra observação feita pelos cientistas foi a diminuição do peso, da quantidade dos hormônios masculinos e do aumento de uma proteína produzida pelo organismo, relacionada com a insulina, entre aqueles que se alimentaram com a dieta de baixas calorias.


Os resultados parecem sugerir que o estilo da alimentação é capaz de interferir no surgimento de lesões de pele, como a acne. Apesar disso, os pesquisadores acreditam que mais estudos deverão ser realizados para confirmar os resultados encontrados.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Polícia ouve parentes de desaparecidos e aguarda laudo para identificar ossada

2
Policial

Dois homens e uma mulher são presos por envolvimento com tráfico

3
Nota de Falecimento

Faleceu nesta sexta-feira o professor e escritor Cláudio Robba

4
Aquidauana

Equipe de Força Tática da PM em Aquidauana faz apreensão de drogas e prende três pessoas

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
4,63m
Miranda
3,27m
Aquidauana
3,28m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Aqui Estamos Nós, Outra Vez, Mas Vitoriosos!

Raquel Anderson

Jeito aquidauanense!

Ver Mais Colunas
498110416