14 de agosto de 2020
Anuncie Aqui
-->
Em MS

Empresa não libera funcionária com sintomas de coronavírus e Vigilância aciona a PM

Proprietário ainda agrediu verbalmente funcionários após ordem para que fechasse estabelecimento

11 JUL 2020 - 10h00min
Da redação

Uma panificadora de Sidrolândia não liberou uma funcionária com sintomas de coronavírus e ainda não permitiu que fiscais da Vigilância Sanitária do município fechassem o local para ser desinfectado. Os fiscais só conseguiram fazer valer a determinação de fechamento, após ameaçarem chamar a Polícia Militar na noite desta sexta-feira (10). 

Conforme as informações, a proprietária testou positivo para o Covid-19 e uma funcionária, com sintomas da doença - que por recomendação médica deveria cumprir quarentena de uma semana -, continuou trabalhando, no atendimento da clientela, porque o patrão não aceitou dispensá-la, ignorando o atestado médico.

Ontem de manhã a Vigilância Sanitária notificou o proprietário para que fechasse o estabelecimento e providenciasse a descontaminação. A Vigilância Epidemiológica tinha o registro de que a esposa do empresário, tinha contraído o vírus, mas não havia se afastado das suas funções na empresa.

Por volta das 18h30 a fiscalização esteve na panificadora e constatou que o local ainda estava aberto. A funcionária não só estava trabalhando, como nem usava máscara. Os fiscais então informaram ao empresário que ele deveria fechar e cumprir o protocolo sanitário: dispensar a funcionária, fechar o estabelecimento para que fosse providenciada a higienização.

De acordo com o Região News, a reação dele foi a pior possível, com apoio de clientes, passou a agredir verbalmente os funcionários, considerando desnecessária a medida porque na sua avaliação era coisa de “comunista”, uma trama para prejudicar o presidente Jair Bolsonaro. 

Os ânimos acirrados e como não conseguiram sensibilizar o empresário com argumentos técnicos, diante das ofensas que ouviram, os fiscais ameaçaram chamar a Polícia Militar, fechar o estabelecimento, aplicar multa e cassar o alvará do funcionamento.

Diante do risco de um prejuízo maior, o empresário concordou em dispensar a atendente, fechar a panificadora e contratar às pressas uma empresa da capital para fazer a desinfecção, que foi feita por volta das 22 horas. 

Diante da reação deste empresário, que em princípio ignorou a notificação da Vigilância Sanitária, foi publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial, uma nova versão do decreto da quarentena. A partir de agora, as empresas são obrigadas a dispensar os funcionários que forem ao médico com sintomas do Covid-19 e tiverem um atestado recomendando a quarentena. Onde houve um caso positivo, o estabelecimento terá de promover a desinfecção das instalações. (Com informações do Região News)

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Terezinha de Jesus Arruda morre aos 63 anos em Anastácio

2
Aquidauana

Idoso morador do Cidade Nova é nova vítima do coronavírus em Aquidauana

3
Policial

Homem matou desafeto em Bodoquena após receber ameaças de morte

4
Aquidauana

Moradores do Serraria e região denunciam matança de animais domésticos

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min21 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,04m
Miranda
1,60m
Paraguai
1,14m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"TER UM AMOR"

Valdemir Gomes

Como...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: LUGAR DE CALA (A BOCA)

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Pousada Recanto das Emas

Estrada da Barra Mansa, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6180 / 998
Salões e Cabeleireiros

Salão Imagem

Rua Theodoro Rondon, 823 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1128
Telefones Úteis

Polícia Militar Ambiental - 4º PelPMA

Rua Candido Mariano, 420 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3675/3241-
Ver Mais