A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de setembro de 2018
Anuncie Aqui
8504

Estresse propicia aparecimento de anorexia e bulimia

31 JUL 2007 - 09h30min
boa saúde

Os transtornos alimentares são enfermidades psiquiátricas, pautadas pela mudança patológica dos hábitos dietéticos. As formas mais proeminentes do distúrbio são a anorexia e a bulimia nervosas, doenças que acarretam piora significativa na qualidade de vida do indivíduo acometido. Os transtornos alimentares podem cursar com complicações nutricionais importantes, culminando num estado de caquexia e elevado risco de morte, quando inadequadamente abordados.


Sabe-se que as situações de estresse estão associadas a atitudes de perfeccionismo e hábitos alimentares pouco saudáveis, em mulheres. Um grupo de investigadores do Reino Unido desenvolveu uma pesquisa publicada na revista Eating and Weight Disorders, em Junho de 2007, na qual avaliaram a relação entre o estresse emocional e o risco de surgimento dos transtornos alimentares em mulheres.


Participaram do estudo 42 estudantes universitárias. As voluntárias foram submetidas a avaliações do estado de ansiedade, atitudes de perfeccionismo e hábito alimentar, diante de situações de estresse emocional, bem como durante as atividades cotidianas.


Os resultados divulgados revelaram, que as situações de estresse emocional, se associaram com maior risco de aparecimento dos distúrbios alimentares. As atitudes de perfeccionismo e os estados de elevada ansiedade, também estavam presentes nas mulheres sob estresse emocional.


Os autores concluem que o estresse emocional atua como fator de risco para a instalação de distúrbios alimentares. Os indivíduos, sob risco, devem ser precocemente identificados e submetidos a programas de intervenção, a fim de impedir o surgimento de complicações.

Veja também

Mais Lidas

1
Nota de Falecimento

‘Zé Ribeiro’, pecuarista e ex-vereador de Aquidauana, falece em São Paulo

2
Casa do Trabalhador

Confira as vagas de emprego da casa do trabalhador

3
Nota de Falecimento

Nota de Falecimento de Valdecir Souza Pedro

4
Aquidauana

Rio Aquidauana começa a subir, mas Defesa Civil diz que não há risco de enchente

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
3,40m
Miranda
2,74m
Aquidauana
5,64m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Fico...

Robinson L Araujo

A RESTAURAÇÃO PELA FÉ EM DEUS, PELO FILHO

Raquel Anderson

Seo Cavalheiro!

Ver Mais Colunas
498110751