A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
24 de junho de 2018
Anuncie Aqui
8498

Estudo avança rumo à vacina universal contra a gripe

Pesquisa americana desenvolve vacina eficaz na imunização contra um número maior de variações do vírus da gripe

30 MAI 2013 - 13h00min
Veja
Pesquisadores americanos desenvolveram uma nova vacina contra a gripe que não precisa ser atualizada anualmente. De acordo com o estudo publicado no periódico americano Nature, as nanopartículas da vacina induzem a produção de anticorpos que neutralizam uma maior variedade do vírus. A vacina poderia, inclusive, proteger contra versões do vírus que ainda não estão em circulação no ambiente.
 
Anualmente, diante da rápida mutação do H1N1 (responsável pela versão mais grave da gripe), laboratórios precisam produzir novas versões da vacina contra a gripe para tentar frear as epidemias. Ao contrário das vacinas atuais, que atacam a variante do vírus circulante no momento, o modelo criado pelos pesquisadores estimula a produção de anticorpos neutralizantes que se ligam a partes dos vírus que são comuns a diferentes cepas ? ampliando, assim, sua atuação protetora. "Esse pode ser o caminho para a tão desejada vacina universal contra a gripe", diz Gary Nabel, coordenador do estudo.
 
Pesquisa ? Para criar as nanopartículas, o grupo de Nabel fundiu uma proteína viral imunogênica com uma proteína que armazena ferro. "Criamos uma molécula que não havia sido feita anteriormente", diz. Nesse método não é necessário ainda que o vírus, a ser usado na vacina, seja desenvolvido em ovos de galinha em laboratório ? como é feito atualmente. "Em tese, uma nova versão poderia ser feita rapidamente ao se identificar uma epidemia ou uma nova variante em circulação", diz Sarah Gilbert, pesquisadora não envolvida no estudo, em entrevista à revista Nature.
 
Os pesquisadores precisam, agora, testar a nova vacina em humanos, e criar maneiras de produção a baixo custo. A equipe tenta, paralelamente, desenvolver vacinas contra o HIV e o vírus da herpes a partir da mesma abordagem. Nabel espera que a técnica possa ainda ser usada na criação de vacinas contra doenças causadas por bactérias e parasitas. (Com Estadão Conteúdo)

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Após sair de Festa da Farinha, homem é roubado e agredido na Estrada Boiadeira

2
Policial

Por ciúme doentio, homem agride mulher e sai de casa no Bairro Alto

3
Policial

Delegacia de Polícia de Aquidauana registra mais um caso de lesão corporal dolosa

4
Anastácio

Homem é preso por agredir e perseguir mulher em Anastácio

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
5,23m
Miranda
3,31m
Aquidauana
2,89m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

É...

Robinson L Araujo

A VERDADE DO REINO DE DEUS E A CONSEQUÊNCIA EM AGIR DI...

Raquel Anderson

Calada noite

Ver Mais Colunas
498110555