A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
11 de Dezembro de 2017
Anuncie Aqui
8492

Estudo descobre que cavalo marinho não é tão fiel como se pensava

23 JUL 2007 - 14h29min
efe

Os cavalos marinhos, caracterizados por sua fidelidade por toda a vida, "não são tão fiéis como se pensava, pelo menos em cativeiro", segundo um estudo da Faculdade de Veterinária da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha.


Esta é uma das conclusões da pesquisa sobre criação de cavalos marinhos em cativeiro realizada na região da Galícia. O estudo conseguiu "caracterizar pela primeira vez os marcadores genéticos de um cavalo marinho europeu", informou hoje a universidade em comunicado.


Este dado é muito útil para "avaliar o estado genético das populações selvagens" e para realizar análises de parentesco na espécie. A pesquisa também serviu para "obter informações sobre o comportamento de seleção de casal".


O comunicado lembra que as 33 espécies conhecidas deste peixe, "emblemático por ser o macho que fica grávido", estão protegidas "devido à adaptação que as populações estão sofrendo no meio natural".


O projeto Hippocampus tenta recuperar as populações selvagens que vivem no litoral de Espanha e Portugal com base na caracterização biológica populacional e sua criação em cativeiro.


Para isso, o grupo de pesquisadores definiu as condições biológicas e tecnológicas de cultivo mais adequadas para estas espécies de cavalo marinho, com base nas quais projetou um "aquário específico" e uma dieta baseada em artêmias (um tipo de crustáceo).


A pesquisadora Carmen Bouza afirmou que "as ferramentas genéticas" desenvolvidas serão "imprescindíveis" para o "traçado dos cruzamentos, evitando a consangüinidade" na reprodução em cativeiro, o que "pode ser útil" para o repovoamento em situações "eventualmente críticas" para os recursos naturais da espécie.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Grupo bebe engradado de cerveja em lanchonete do Bairro Alto e foge sem pagar

2
Aquidauana

Jovem é esfaqueado nas costas no Parque de Exposições

3
Aquidauana

Idoso paga R$ 10 por programa e acusa mulher de furto no Guanandy

4
Policial

Tenentes da Marinha são presos levando armas e mais de 1000 munições para RJ

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,20m
Miranda
7,31m
Paraguai
1,82m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: HISTÓRIAS FEITAS DE GENTES E D...

Valdemir Gomes

Re...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Estudo de caso

Ver Mais Colunas
498110516