A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de julho de 2018
Anuncie Aqui
8494

Exercício substitui repouso em novo tratamento

6 AGO 2007 - 14h07min
estadão

Contrariando a idéia de que pessoas com doenças auto-imunes, como lúpus e esclerodermia - que afetam a pele além de órgãos como pulmão e o sistema imunológico - precisam mesmo é de repouso, o serviço de reumatologia do Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo, decidiu testar os efeitos da prática de exercícios físicos na evolução de pacientes que apresentam também comprometimento reumatológico.


O trabalho começou há dois anos e surpreendeu as coordenadoras do estudo ao apresentar resultados positivos, como a melhora da condição clínica dos pacientes, sem qualquer tipo de efeito colateral.


Agora, o hospital se prepara para abrir ao público um centro de condicionamento físico especialmente direcionado para minimizar os efeitos dessas doenças. Batizado de Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia (Lacre), o espaço, dentro do Instituto Central do HC, em nada lembra o ambiente de um hospital. Sob a supervisão da reumatologista e médica do esporte Fernanda Rodrigues Lima, os pacientes farão exercícios físicos em aparelhos de musculação e esteiras ergométricas como em uma academia normal.


A diferença fica por conta do acompanhamento de especialistas e da menor intensidade do treinamento. "O mais importante, no início, era saber se os exercícios não iam piorar o quadro clínico. O próximo passo é estabelecer o grau de intensidade dessas atividades para criarmos um protocolo", diz a médica.


Além de afetarem os sistemas renal, cardiovascular e pulmonar, freqüentemente as doenças auto-imunes provocam o comprometimento das articulações. Esse quadro pode causar a diminuição da força muscular e afetar a postura e locomoção dos pacientes. Outro problema é o efeito colateral que os medicamentos, como os corticóides, usados no controle dessas doenças podem causar. Durante o tratamento do lúpus, por exemplo, uma das conseqüências pode ser a osteoporose causada pelo uso da droga.

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Motoqueiro e garupa colidem em porta de carro aberta no Centro de Anastácio

2
Policial

Homem é preso em flagrante depois de objetos de supermercado

3
Aquidauana

Jovens ficam feridas depois de baterem moto em caminhão parado na Antônio Campelo

4
Policial

Polícia Civil resgata três cães e duas aves em situação de maus-tratos em Anastácio

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
5,15m
Miranda
2,66m
Aquidauana
2,70m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Já...

Manoel Afonso

Amplavisão 1314 – O eleitor ao estilo ‘rabo de olh...

Raquel Anderson

Vamos falar de Amor?

Ver Mais Colunas
498110622