11 de agosto de 2020
Anuncie Aqui
-->
Sinal Vermelho

Farmácias de Jardim e Guia Lopes da Laguna participam da campanha Sinal Vermelho

19 JUN 2020 - 09h47min
TJMS

Farmácia Econômica (lojas 1 e 2), Farmácia Farmassist, Farmácia Alphard, Drogaria Estela, Drogão Centro – Farmacenter e Drogaria Santo Antonio. Essas são as farmácias na cidade de Jardim que aderiram a campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica. Em Guia Lopes da Laguna, a Farmácia Farmassist também integrará a rede de solidariedade às mulheres vítimas de todos os tipos de violência.

A campanha, criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com a parceria com o Tribunal de Justiça de MS, por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em MS, e outros órgãos públicos e privados, foi lançada em todo o país no dia 10 de junho e cresce a cada dia.

A juíza Helena Alice Machado Coelho, que responde pela Coordenadoria da Mulher do TJMS, vem trabalhando para ampliar o número de farmácias e drogarias engajadas nesse esforço concentrado em todo o Brasil para fornecer apoio e ajuda às vítimas de violência.

Nas comarcas do interior, os juízes que atuam nas varas onde tramitam os processos envolvendo violência doméstica e familiar, medidas protetivas, enfim, estão empenhados em transformar esses espaços em locais onde as vítimas podem pedir ajudar para quebrar o ciclo de violência.

Na comarca de Jardim, que abrange os municípios de Jardim e Guia Lopes da Laguna, a juíza Melyna Machado Mescouto Fialho está ajudando a Coordenadoria da Mulher a estabelecer os primeiros contatos e mostrar a importância desse tipo de parceria.

Entenda – A campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica é resultado do aumento significativo de violência contra a mulher em razão do distanciamento social, quando as vítimas são obrigadas a permanecer mais tempo em casa com seus agressores, e da constatação da subnotificação desses casos nas unidades policiais e judiciárias.

A farmácia/drogaria foi o local escolhido para oferecer ajuda a essas vítimas que não conseguem quebrar o ciclo da violência porque, ainda que acompanhada dos agressores, as vítimas terão fácil acesso ao local.
 
Nesses ambientes, os atendentes receberão as orientações necessárias ao atendimento da vítima, que se identificará com o sinal “X”, feito com batom vermelho, na palma da mão, para que discretamente, a polícia seja acionada.

A vítima será acolhida pela Polícia Militar e receberá o apoio da rede de proteção. O atendente ou farmacêutico não terá responsabilidade de figurar como testemunha da ocorrência – será apenas comunicante.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Luto: Nota de falecimento do indígena Joãozinho da Silva

2
Aquidauana

Aquidauana tem mais três mortes por coronavírus: 2 homens e 1 mulher

3
Policial

Mãe e filha ficam em estado grave após colisão com animais na MS-040

4
Aquidauana

Barreiras sanitárias serão implantadas nas pontes de Aquidauana

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max36

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min23 max36

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,15m
Miranda
1,74m
Paraguai
1,52m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"VOCÊ,MINHA LEITORA..."

Raquel Anderson

pobre Pai pobre!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Associações e Sindicatos

Delegacia Sindical dos Artesões de Aquidauana Associação

Praça dos Estudantes, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9601-2585
Advocacia

Fabiana Moreira Sortica dos Santos / Ary Sortica

Rua Augusto Mascarenhas, 506 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3122/3241-
Supermercados

Mercearia e Bar Pinguim

Estevão Alves Corrêa, 1059 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais