A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
14 de dezembro de 2019
Anuncie Aqui
9194-->
FIB

Festival de Inverno de Bonito abre com pré-programação e Cozinha Show

22 JUL 2019 - 16h29min
Redação com Assessoria

O lançamento oficial em Bonito do Pré-Festival e da vigésima edição do Festival de Inverno aconteceu na noite deste sábado (21.07), no bar Será o Benedito, lançando também a terceira edição da Mostra Gastronômica e Cozinha Show.

A abertura contou com a participação da presidente da Fundação de Cultura do Estado, Mara Caseiro, do diretor da FCMS, Max Freitas, a artista visual Buga Peralta (homenageada nesta XX edição), Juliano Wertheimer, presidente da Abrasel, Mateus Oliveira, gerente do Sebrae em Bonito, Pedrinho da Marambaia, vereador de Bonito representando a Câmara Municipal, Vidaneis Cândido da Silva, secretário de administração e finanças de Bonito representando o prefeito, a secretária de educação Roseli Fátima Gambim, entre outras autoridades, artistas locais e pessoas de diversas áreas que contribuem para a execução do Festival.
Para contemplar distritos, assentamentos e escolas da região, este ano o pré-festival leva oficinas, teatro e cinema, de 20 a 24 de julho para crianças, adolescentes e toda família. Durante a tarde, a Escola Municipal Rural do distrito Águas do Miranda, localizado a 75 km de Bonito, foi quem recebeu as primeiras atividades. “Sabemos o quanto essas pessoas que moram em assentamentos e distritos dificilmente tem acesso para ir ao festival, por isso criamos a pré programação quem vem especialmente para atender essa população, levando teatro, cinema e diversas oficinas de arte, é gratificante para nós”, exaltou Mara Caseiro, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
 
Parte da programação do Festival, a Mostra Gastronômica realizada pela Abrasel em parceria com Senac e Sebrae, traz com ela a Cozinha Show, que fará o participante experimentar e aprender a fazer delícias como: jacaré ‘a passarinho com maionese de limão rosa, dadinho de pintado com farofa de pilão e dip de melado, pacu no bafo com mandioca cremosa “a la plancha” e farofinha de sopa paraguaia com vinagrete de laranja.Tem também opção vegetariana: um ceviche de melancia com guavira e especiarias, além da participação das crianças ( (de 06 a 14 anos) que terão espaço exclusivo na Cozinha Show – Especial Kids. 
 
Mateus Oliveira, gerente do Sebrae em Bonito, justifica o envolvimento dos parceiros: “Estamos mais um ano apoiando ações da gastronomia inserida no festival, pois sabemos que cada real que é investido nele volta multiplicado para nossa cidade. Parabenizo o Governo do Estado e a Fundação de Cultura pois este ano com pouco investimento se conseguiu fazer algo grandioso e exemplar”, elogiou. 
 
O objetivo principal do espaço é celebrar, difundir e também provar a gastronomia do Estado, levando ao público os cheiros e sabores de Mato Grosso do Sul, usando desta linguagem um meio para explicar nossa terra, cultura e memória. As inscrições serão feitas no local com uma hora de antecedência de cada atividade, com vagas limitadas de até 50 pessoas. 
 
Segundo Juliano Wertheimer, presidente da Abrasel, parceiro e entusiasta da inserção da gastronomia no Festival, o evento vai contar com 16 restaurantes filiados, mas a mostra não será competitiva.“Estamos trabalhando para que os turistas que estarão na cidade visitem os restaurantes e experimentem as diferentes criações feitas para a Mostra. Cerca de dois mil guias serão distribuídos pela cidade, com informações detalhadas sobre cardápio dos estabelecimentos participantes e os respectivos preços”, revela Juliano, que está no comando do empreendimento. 
 
Para mais informações da pré-programação e das ações de gastronomia da XX edição do Festival de Inverno de Bonito, acesse o site: http://www.festivaldeinvernodebonito.ms.gov.br/
 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Vídeo: Jovens de Aquidauana são presos rebocando veículo com droga em Goiás

2
Aquidauana

“Nasci de novo. Não vejo a hora de sair e ir pra casa viver a vida melhor”

3
Policial

Idoso é preso em flagrante suspeito de estuprar netos de quatro e seis anos em Terenos

4
Geral

"Não consegui salvar minha filha": a dor da mãe de criança atacada

Vídeos

Motorista de caminhão afirma que fazia conversão à direita quando motociclista tentou ultrapassá-lo

Pra onde vão nossas crianças?

Veja vídeo: Capivara invade clínica e é flagrada tomando banho em piscina

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max33

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min21 max33

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,52m
Miranda
5,41m
Paraguai
1,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Como...

Raquel Anderson

Domingo pantaneiro!

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

“CULTURA NÃO É PARA PRINCIPIANTE!”

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pesqueiros

Pousada Itajú - Estrada da Margem Esquerda

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9986-1334 www.pousadaitaju.com.br
Auto Posto

Posto Acácia

Rua Pedroso Alagues, 171 BR 262 - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245 2749/ 3245
Locadora de Veiculos

JJ Locadora de Veículos e Motos

Rua Coronel Ponce, 1568 Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 9246-7744
Ver Mais
514010603