A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
26 de janeiro de 2020
Anuncie Aqui
-->

Havelange renuncia ao cargo de presidente de honra da Fifa

30 ABR 2013 - 09h40min
O Globo
O ex-presidente da Fifa João Havelange, de 96 anos, renunciou ao cargo de presidente honorário da entidade, depois de uma investigação envolvendo a extinta empresa de marketing suíça ISL, que teria subornado dirigentes em troca da cessão dos direitos de transmissão da Copa do Mundo. O presidente do comitê de ética da Fifa, Hans-Joachim Eckert, disse em comunicado divulgado nesta terça-feira que a renúncia aconteceu no dia 18 de abril.
 
Com a divulgação do relatório, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, considerou encerrado o caso ISL.
 
- Enfatizo em particular que, em suas conclusões, o presidente Eckert afirma que "o caso ISL está encerrado para o Comitê de Ética" e que mais nenhum procedimento relacionado à questão da ISL contra qualquer outro dirigente de futebol será justificado - afirmou.
 
- Também ressalto com satisfação que este relatório confirma que "a atuação do presidente Blatter não pode ser classificada de nenhuma maneira como má conduta em relação a qualquer norma ética". Não tenho dúvidas de que a FIFA, graças ao processo de reforma de governança proposto por mim, tem agora os mecanismos e meios para assegurar que uma questão como essa, que causou danos incontáveis à reputação de nossa instituição, não aconteça novamente.
 
O relatório do caso ISL afirma que "quantidades significativas de dinheiro foram canalizadas para João Havelange (ex-presidente da Fifa), Ricardo Teixeira (ex-presidente da CBF) e Nicolás Leoz (ex-presidente da Conmebol), embora não haja indícios de que algum serviço tenha sido oferecido em troca por eles". O comunicado acrescenta que "os pagamentos eram, aparentemente, feitos por meio de empresas de fachada, para encobrir os verdadeiros destinatários, e devem ser classificadas como comissões, conhecidas hoje como suborno".
 
Documentos da justiça suíça informam que o total pago pela ISL a Havelange e Teixeira chegou a R$ 45 milhões (21,9 milhões de francos, em valores da época). Os pagamentos foram feitos entre 1992 e 2000.
 
O relatório divulgado pela Fifa ressalta que a conduta dos dirigentes não pode ser enquadrada criminalmente, levando-se em consideração a legislação suíça vigente à época em que o montante foi pago. Ainda de acordo com o comunicado, Havelange, Teixeira e Leoz não poderiam, se hoje ainda fossem dirigentes da Fifa, sofrer punições baseadas no código de ética da entidade, já que o comitê só foi instalado em 2004.
 
Presidente da Fifa entre 1974 e 1998, o brasileiro já tinha deixado seu cargo no Comitê Olímpico Internacional (COI) em dezembro de 2011, também por causa das investigações do caso ISL.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Jovem que estava desaparecido é encontrado em fazenda de Miranda

2
Policial

Mulher invade casa, limpa quintal e ameaça proprietária em Aquidauana

3
Policial

Corpo encontrado atrás de cemitério pode ter sido morto com golpes de cerâmica

4
Policial

Corpo é encontrado aos fundos de cemitério com sinais de espancamento em Campo Grande

Vídeos

Sepultamento de sargento tem cortejo de bombeiros e policiais

Motorista perde o controle da direção e cai no córrego João Dias

Dois Irmãos do Buriti/ms - Rellion 220 - Banda Beleza Pura

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
4,53m
Miranda
5,15m
Paraguai
1,20m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"UMA COISA"

Valdemir Gomes

Quero...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: OBRIGADO, SÃO PAULO!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Fazenda Barranco Alto

Rio Negro, ------ ------- - 79200-000 Aquidauana/MS (67)9986-0373 www.fazendabarrancoalto.com.br
Óticas

Ótica e Relojoaria Eska

Rua Sete de Setembro, 634 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4385
Médicos

Pedro U. de Oliveira - Clinico Geral

SOCIMED, - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais