A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de novembro de 2019
Anuncie Aqui
9190-->
AGRICULTURA FAMILIAR

Hortifruticultura na região de Aquidauana oferece opção de trabalho e renda

Programa do Senar/MS atende 40 famílias, sendo 20 em Aquidauana e 20 em Anastácio

16 JUL 2019 - 08h44min
ALINE OLIVEIRA

O município de Aquidauana conta com 1.917 famílias morando na área rural e 3.753 pessoas dedicadas a atividade agropecuária. A região se destaca pela alta qualidade na produção de pecuária de corte com o 3º rebanho maior rebanho do Estado, conforme informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2017).

Contudo, as pequenas propriedades que buscam alternativas para aumentar a renda familiar encontraram no cultivo de hortaliças e frutas, opções com resultados mais rápidos e menor necessidade de investimento. Alguns produtos já se destacam na região, como o abacaxi, laranja e banana.

No entanto, uma iniciativa da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) está oferecendo orientação que vai do planejamento à colheita para 40 famílias, sendo 20 em Aquidauana e 20 em Anastácio. Os resultados já demonstram a aptidão agrícola da região visto que as técnicas de manejo são adequadas ao clima e solo da região.

DISCLIPINA

O técnico de campo do programa Hortifrúti Legal e engenheiro agrônomo, Daniel Makoto Kusano, atende 22 produtores da região e explica que a melhor forma de encorajar o pequeno produtor é demonstrar a possibilidade de geração de renda em áreas menores.

Entre os atendimentos realizados destaca a situação do produtor, Ivan da Fonseca de Moraes, que começou o investimento na cultura de banana maçã em área de meio hectare. “Ele não tinha hábito de cultivar para comercializar, apenas para consumo. No entanto, atendeu todas as recomendações apresentadas dentro de suas possibilidades financeiras”, recorda.

Kusano destaca uma frase que ouviu do produtor quando iniciou o trabalho de assistência técnica que ficou marcado na memória. “O Ivan me disse que tinha R$ 3 mil reais para investir e conseguiu atingir o objetivo, adquirindo mudas de qualidade e instalando um sistema de irrigação”, pontua.

HORTICULTURA NA EDUCAÇÃO

A escola municipal Franklin Cassiano, localizada no distrito de Camisão, aproveitou a oportunidade da assistência técnica do Senar/MS para construir uma horta comunitária. A diretora, Wilneia Lago Santana, conta que a iniciativa veio da Associação de Pais e Mestres (APM) que solicitou apoio ao sindicato rural de Aquidauana.

“Recebemos apoio para construir os canteiros que foram feitos com maquinário e também ganharemos algumas mudas para iniciar o plantio. Quando as crianças retornarem das férias escolares vão participar ativamente do processo de manutenção, que considero importante para despertar o sentido de responsabilidade”, argumenta.

Chamada carinhosamente de “Néia”, a administradora elogia o trabalho da APM e a animação do corpo docente da escola. “Foi a melhor atuação que testemunhei em 32 anos de magistério, sem contar que aproxima as famílias, alunos, professores, coordenadores, enfim todos os colaboradores que atuam na instituição”, observa.

A diretora cita um exemplo que já tem surtido resultados no comportamento dos 118 estudantes matriculados no Franklin Cassiano. “Tínhamos um bananal aqui no terreno ao lado e com apoio do técnico do Senar/MS mudamos de lugar e estamos revitalizando para que produza mais frutas. Quando é período de colheita tiramos os cachos e colocamos em bacias para que as crianças comam à vontade. Explicamos a importância do descarte correto dos resíduos e não se vê uma sujeira no chão, pois, os alunos pegam a fruta comem e jogam as cascas no lixo”, relata.

O coordenador do programa Hortifrúti Legal, Dorly Pavei, revela que o trabalho da ATeG está presente na região desde 2013, mas, inicialmente com a bovinocultura de corte (Mais Inovação).

“Mais recentemente formamos turmas em outras cadeias produtivas, como bovinocultura de leite, horticultura e recebemos demanda de apicultura, a qual estamos analisando. A região é promissora, pois, além da diversificação de atividades existe uma quantidade expressiva de produtores o que possibilita gerar uma escala de produção e comércio”, explica.

Pavei acrescenta que o trabalho realizado em Aquidauana e imediações conta com parceria importante dos sindicatos rurais, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), cujas equipes desenvolvem mobilizações eficientes com foco no desenvolvimento local e da produção.

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Menina de 5 anos é estuprada pelo namorado da avó enquanto pai assistia a jogo

2
Anastácio

Inquilinos se mudam de supresa e furtam armário e cômoda de residência

3
Policial

Homem é preso depois de agredir a esposa com vara de pescar

4
Geral

Há dois meses, Santa Casa tenta identificar homem que está internado

Vídeos

Assaltante que aterroriza Aquidauana realiza furtos em cidades vizinhas

Durante combate a incêndio, bombeiros resgatam jaguatirica ferida 1

Família perde tudo em incêndio que atingiu quatro casas

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max37

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min24 max37

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,61m
Miranda
4,02m
Paraguai
1,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vou...

Dr. Giuliano Máximo

Mais uma vez a prisão em 2º grau

Flavia Rohdt

Aldravia #12

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hotéis

Hotel Santa Izabel

Rua Manoel Aureliano da Costa, 674 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3214 / Fax
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Bar Avenida Pantaneta

Av. Pantaneta, 738 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3380
Auto Elétrica/Oficinas

Auto eletrica Cruzeiro

Manoel Antonio Paes de Barros, 790 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3228
Ver Mais
508110519