A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
12 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8504

Idec constata irregularidades e gordura adicional nos pães de forma

14 SET 2007 - 13h51min
uol

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) divulgou um comunicado neste sexta-feira, 14 de setembro, onde revela que o pão de forma é mais "gordo" do que diz o rótulo. Segundo a pesquisa realizada em seis marcas, os índices de gordura na massa chegam a ser até 50% maiores do que os índices declarados. Além disso, os que dizem possuir fibras, oferecem 18% menos do que o informado na embalagem.


O Idec selecionou para a pesquisa os tipos de pães mais consumidos pela população: os integrais, os pretos e os de centeio e constatou diversas irregularidades nas informações contidas nos rótulos dos produtos.


As seis marcas de pão de forma analisadas apresentaram mais gorduras do que o informado na embalagem, variando de 13,79% no Pullman Plus Vita Preto a 49,46% no Wickbold Preto.


A quantidade de fibras também não bate com o que está escrito nos rótulos. No caso do Charlotte Integral e Linho foi encontrado 18,97% menos fibras do que o declarado e em todos os outros casos havia mais fibras do que constava nas embalagens.


De acordo com a legislação atual, é permitida aos fabricantes uma variação de até 20% (para mais ou para menos) entre a indicação dos dados nutricionais na embalagem e a quantidade de nutrientes que o produto de fato contém.


O Idec, no entanto, classifica esta margem de erro como muito alta, trazendo equívoco ao consumidor. Segundo a coordenadora de testes e pesquisa do instituto Lorena Contreras, "essa variação deveria ser reduzida a, no máximo, 10%, e ainda assim continuaria grande a diferença". Mesmo com esse limite, apenas uma das marcas está dentro dos padrões da legislação atual - o Pullman Plus Vita Preto.


Lorena afirma ainda que "as diferenças encontradas nos testes são prejudiciais ao consumidor, principalmente àqueles que devem ter uma dieta rigorosamente controlada e que se baseiam nas informações dos fabricantes para a escolha do produto mais adequado".


O teste também avaliou a existência de microrganismos prejudiciais ao consumidor, mas em nenhum dos casos foi encontrado esse tipo de alteração.


As marcas testadas foram Pullman Plus Vita Preto; Pullman Plus Vita Integral; Nutrella Preto; Nutrella Centeio; Charlotte Integral e Linho; e Wickbold Preto.

Veja também

Mais Lidas

1
Entrevistas

Aquidauanense é convidada para programa da Rede Globo

2
Aquidauana

Mulher inventa roubo para justificar sumiço de R$ 8 mil ao namorado em Aquidauana

3
Aquidauana

Acidente em cruzamento mobiliza Resgate dos Bombeiros

4
Você Repórter

Adolescente de Aquidauana já é destaque nacional em Laço comprido

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,59m
Miranda
6,13m
Aquidauana
3,76m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Abri...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: DAR, RECEBER E RETRIBUIR

Robinson L Araujo

JESUS, SACERDOTE FIEL!

Ver Mais Colunas
498110676