A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
10 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui

Infância ruim pode afetar o sono no futuro

22 AGO 2007 - 09h56min
boa saúde

Muito se tem estudado sobre as possíveis causas associadas ao desenvolvimento da insônia. Situações como o estresse cotidiano, a vida agitada, alimentos com cafeína, doenças hormonais entre outras já se demonstraram como agentes importantes para o surgimento desse estado. Contudo, existe um tipo de insônia, denominada primária, em que não se sabe ao certo qual o motivo para a sua ocorrência.


O interesse pelo tema levou a que pesquisadores suecos investigassem qual o fator possivelmente associado ao desenvolvimento da insônia primária em adultos.


Trinta e nove indivíduos adultos, com quadro de insônia primária, foram avaliados pela equipe de pesquisa. O objetivo era verificar se eventos estressantes, ocorridos na infância, associados a fatores demográficos, nível de estresse atual, depressão e a predisposição poderiam estar relacionados ao desenvolvimento da doença.


Todos os participantes foram avaliados por sete noites consecutivas, com aparelhos capazes de verificar a atividade relacionada ao sono. Os investigadores observaram que eventos estressantes durante a infância relacionaram se a uma maior freqüência de movimentos corporais durante o sono. Para esses cientistas, esse fato sugere uma possível associação de situações ocorridas durante a infância, especialmente maus tratos, com o surgimento posterior de um quadro de insônia, considerada atualmente como primária. No entanto é importante frisar que a pesquisa ainda não está terminada, devendo ser realizados mais estudos para a confirmação desses achados.

Veja também

Mais Lidas

1
Região

Comerciante de Miranda se assusta com bombons cheios de larvas

2
Policial

Após tiros com bala de borracha e perseguição, PM prende 3 por tráfico

3
Aquidauana

Aquidauana: inscrições para vagas com salário de até R$ 6,2 mil terminam hoje

4
Aquidauana

Novo piso do ginásio de Aquidauana é de última geração e dura até 20 anos

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,59m
Miranda
6,13m
Aquidauana
3,76m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Nas...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: DAR, RECEBER E RETRIBUIR

Robinson L Araujo

JESUS, SACERDOTE FIEL!

Ver Mais Colunas