O Pantaneiro

sexta, 20 de julho de 2012 às 10h00

Jovem mata 12 na estreia de 'Batman' nos EUA, diz polícia

Preso, atirador não teria ligação com terrorismo, segundo TV. Há 40 feridos.

Mãe de vítima abraça amigo de seu filho após o ataque desta sexta-feira (20) (Foto: AP)

Notícias Relacionadas

O suspeito de ser o responsável pelo tiroteio que deixou 12 mortos nesta sexta-feira (20) em um cinema dos Estados Unidos durante a estreia do último filme do Batman foi identificado como James Holmes, de 24 anos, informaram a CNN e uma televisão local. Citando o FBI (polícia federal dos EUA), a televisão local afirmou que Holmes não tinha vínculos com células terroristas.
 
O atirador seria originário de Aurora, nos arredores de Denver, no Colorado. Antes, a polícia já havia informado que o suspeito havia sido detido, que utilizava um colete à prova de balas e carregava um rifle e dois revolveres.
 
O atirador entrou mascarado a uma sala de cinema lotada, dentro de um shopping, durante a sessão da meia-noite, de estreia do aguardado novo filme “Batman - o cavaleiro das trevas ressurge” . Cerca de 40 pessoas ficaram feridas, segundo o porta-voz Frank Fania. Inicialmente, a polícia havia falado em 14 mortos e 50 feridos.
 
Antes de se posicionar em frente à tela e atirar, ele teria detonado uma bomba que produziu gás lacrimogêneo ou fumaça. "Eles (o público) escutaram um assobio, depois uma espécie de gás surgiu e o atirador abriu fogo", explicou o chefe de polícia da cidade, Dan Oates.
 
Segundo o  porta-voz Frank Fania, a polícia recebeu a primeira ligação sobre o incidente à 0h39 (hora local), e respondeu em "um ou dois minutos".
 
A situação era de pânico e caos. Oates afirmou que o suspeito foi preso em um estacionamento atrás do cinema. A polícia descartou a participação de outra pessoa, apontada pelos relatos iniciais, no crime.
 
Os motivos do ataque ainda não são conhecidos.
 
O local do atentado foi isolado, e policiais vasculhavam a área em busca de mais explosivos. Oates disse que o suspeito afirmou ter explosivos em sua casa. O prédio onde ele vive foi esvaziado e estava sendo revistado.
 
De acordo com a polícia, dez pessoas morreram no local, e duas morreram após serem levadas ao hospital.
 
O hospital da Universidade do Colorado recebeu 20 pessoas com ferimentos leves, informou o porta-voz Jackie Montgomery à CNN. É possível que entre as vítimas haja crianças.
 
Tiroteio e confusão
 
O ataque foi iniciado durante uma cena de tiroteio do filme, o que aumentou a confusão e o pânico geral, de acordo com testemunhas entrevistadas pela imprensa americana.
 
"Nós continuamos a assistir ao filme por um momento", disse à ABC uma testemunha identificada apenas como Jack. Em seguida, após se darem conta que os tiros eram reais, "todos entraram em pânico".
* Com informações da France Presse, AP e Reuters

Fonte: G1

Comentários

Deixe seu comentário

Antes de escrever seu comentário, Atenção! O Pantaneiro não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Parceiros Coeso Eletrificação Rural Lise Jones - Cerimonial Vivid Estudio Fotográfico YouZoom Soluções Web AT Informática