A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de junho de 2019
Anuncie Aqui
9082

Japão é o primeiro país a se classificar para a próxima Copa do Mundo

Com empate diante da Austrália, rival do Brasil na estreia da Copa das Confederações carimba vaga para o torneio em 2014

4 JUN 2013 - 11h20min
Globoesporte.com
A seleção japonesa já pode renovar o visto para o Brasil. Rivais do time de Luiz Felipe Scolari na abertura da Copa das Confederações, no dia 15 de junho, os "Samurais Azuis" garantiram nesta terça-feira uma vaga na Copa do Mundo: com um gol de pênalti de Honda aos 45 minutos do segundo tempo, a equipe empatou em 1 a 1 com a Austrália, Saitama, tornou-se a primeira a conseguir a classificação para 2014 pelas eliminatórias e vai disputar seu quinto Mundial seguido.
 
A torcida japonesa, que lotou o estádio, levou um susto aos 37 da etapa final, quando Tommy Oar tentou fazer um cruzamento e acabou encobrindo o goleiro Kawashima. Mas o árbitro Nawaf Shukralla marcou pênalti para os donos da casa já no último minuto, por toque de mão de McKay, e Honda não desperdiçou a chance: chutou forte no meio do gol e classificou o Japão para a Copa de 2014.
 
Com 14 pontos, a seleção treinada pelo italiano Alberto Zaccheroni lidera o Grupo B da quarta fase das eliminatórias asiáticas, seguido por Jordânia e Austrália (sete), Omã (seis) e Iraque (cinco). O Japão ainda faz mais um jogo antes da viagem ao Brasil para a Copa das Confederações: contra os iraquianos, na próxima terça, no Catar.
 
Os dois primeiros colocados de cada chave da Ásia garantem classificação direta para a Copa de 2014. Os terceiros farão um mata-mata para definir quem enfrentará o quinto da América do Sul na repescagem.
 
Até hoje, o Japão disputou quatro vezes o Mundial: 1998, 2002 (sede ao lado da Coreia do Sul), 2006 (treinado por Zico) e 2010. Em todas, a seleção japonesa contou com um jogador brasileiro naturalizado: Wagner Lopes (1998), Alessandro Santos (2002 e 2006) e Túlio Tanaka (2010). Atualmente, Zaccheroni não conta com nenhum brasileiro no elenco.
As melhores campanhas do Japão em Copas foram em 2002 e 2010, quando caiu nas oitavas de final. Em 1998 e 2006, o time não passou da primeira fase. Atual campeão da Copa da Ásia, a equipe japonesa tem quatro títulos do continente: 1992, 2000, 2004 e 2011.
 
Estádio lotado faz a festa para os "Samurais Azuis"
 
O Japão contou com casa cheia para comemorar a vaga nesta terça-feira: 62.172 pessoas compareceram ao Estádio de Saitama. O técnico Zaccheroni escalou a seleção com Kawashima, Uchida, Yoshida, Konno, Nagatomo, Endo, Hasebe, Kagawa, Honda, Okazaki, e Maeda. Pelo lado australiano, o alemão Holger Osieck montou o time com Schwarzer, Wilkshire, Neill, Ognenovski, McKay; Kruse, Milligan, Bresciano, Oar; Holman e Cahill.
 
A primeira boa chance do jogo foi uma cobrança de falta de Endo, aos cinco minutos, rente à trave direita de Schwarzer. O Japão tinha mais posse de bola e voltou a assustar os "Socceroos" com Endo aos 15, quando o camisa 7 driblou Bresciano fora da área e bateu rente ao travessão.
 
Três minutos depois, o melhor lance japonês no primeiro tempo: Kagawa chutou da marca do pênalti, mas Schwarzer fez linda defesa, no reflexo, com apenas uma mão e salvou os visitantes.
 
A Austrália passou a criar oportunidades a partir dos 30. A melhor foi aos 34, em dois lances seguidos. Primeiro, Kruse recebeu lindo passe de Holman nas costas da zaga e bateu, mas o goleiro Kawashima salvou. No rebote, Cahill mandou por cima.
 
O ritmo dentro de campo diminuiu na etapa final (na arquibanca, a torcida japonesa não parou de cantar durante os 90 minutos). Mas o Japão esteve bem perto de fazer o gol da vitória: aos 13, Kagawa, pela esquerda da área, arriscou por cima de Schwarzer com um belo toque e acertou o travessão australiano.
 
O placar de 0 a 0 classificava o Japão. A torcida já fazia festa, mas os "Socceroos" calaram o estádio: aos 37, Tommy Oar tentou o cruzamento da esquerda da área, a bola pegou efeito e encobriu Kawashima, que não conseguiu tocar nela.
 
A agonia japonesa só acabou aos 45, quando o árbitro marcou pênalti após o toque com a mão de McKay na área. Honda cobrou forte, no meio do gol, e deu o empate salvador aos donos da casa: 1 a 1.
 
Com a classificação garantida, Zaccheroni pode até poupar jogadores contra o Iraque na próxima semana, já que a seleção japonesa chegará a Brasília às vésperas da estreia na Copa das Confederações. O italiano convocou 26 atletas para as eliminatórias e terá que cortar três para o torneio no Brasil. A lista completa é a seguinte:
 
Goleiros: Eiji Kawashima (Standard Liege - Bélgica), Shusaku Nishikawa (Sanfrecce Hiroshima), Shuichi Gonda (FC Tokyo)
 
Defensores: Yuichi Komano (Jubilo Iwata), Yasuyuki Konno (Gamba Osaka), Yuzo Kurihara (Yokohama F. Marinos), Masahiko Inoha (Jubilo Iwata), Yuto Nagamoto (Inter de Milão - Itália), Atsuto Uchida (Shalke - Alemanha), Maya Yoshida (Southampton - Inglaterra), Hiroki Sakai (Hannover - Alemanha), Gotoku Sakai (Stuttgart - Alemanha)
 
Meio-campistas: Yasuhito Endo (Gamba Osaka), Kengo Nakamura (Kawasaki Frontale), Makoto Hasebe (Wolfsburg - Alemanha), Hajime Hosogai (Bayer Leverkusen - Alemanha), Keisuke Honda (CSKA - Rússia), Hideto Takahashi (FC Tokyo)
 
Atacantes: Ryoichi Maeda (Jubilo Iwata), Shinji Okazaki (Stuttgart - Alemanha), Mike Havenaar (Vitesse - Holanda), Takashi Inui (Eintracht Frankfurt - Alemanha), Shinji Kagawa (Manchester United - Inglaterra), Hiroshi Kiyotake (Nuremberg - Alemanha), Masato Kudo (Kashiwa Reysol), Keigo Higashi (FC Tokyo)
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Delegado de Aquidauana é transferido após sumiço de 100 kg de cocaína

2
Aquidauana

Homem agride ex-mulher e rasga as roupas dela durante churrasco

3
Aquidauana

Bombeiros retomam buscas por jovem que desapareceu no rio Aquidauana no domingo

4
Policial

Negociação de terreno vira pancadaria e termina na DP de Aquidauana

Vídeos

Motorista que causou acidente admitiu ter bebido cerveja e não tinha CNH

PRF promove campanha de combate a violência sexual infantil

Portal Atacado • Anastácio MS | Especial Dia das Mães

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min16 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min16 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,69m
Miranda
3,48m
Paraguai
5,59m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Tudo...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: MOROS

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

5° ENCONTRO RELÍQUIAS DE AQUIDAUANA (7 a 9 DE JUNHO ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pesqueiros

Pousada Itajú - Estrada da Margem Esquerda

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9986-1334 www.pousadaitaju.com.br
Farmácias e Drogarias

Farmácia Popular

Rua 7 de setembro, 540 e 771 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3583/1057
Hospitais/Postos de Saúde

Hospital da Cidade - Associação Aquidauanense de Assistência Hospitalar

R. Manoel Antonio Paes de Barros, 1424 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3636
Ver Mais
508110629