A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
22 de Novembro de 2017
Anuncie Aqui
8504

Japão é o primeiro país a se classificar para a próxima Copa do Mundo

Com empate diante da Austrália, rival do Brasil na estreia da Copa das Confederações carimba vaga para o torneio em 2014

4 JUN 2013 - 11h20min
Globoesporte.com
A seleção japonesa já pode renovar o visto para o Brasil. Rivais do time de Luiz Felipe Scolari na abertura da Copa das Confederações, no dia 15 de junho, os "Samurais Azuis" garantiram nesta terça-feira uma vaga na Copa do Mundo: com um gol de pênalti de Honda aos 45 minutos do segundo tempo, a equipe empatou em 1 a 1 com a Austrália, Saitama, tornou-se a primeira a conseguir a classificação para 2014 pelas eliminatórias e vai disputar seu quinto Mundial seguido.
 
A torcida japonesa, que lotou o estádio, levou um susto aos 37 da etapa final, quando Tommy Oar tentou fazer um cruzamento e acabou encobrindo o goleiro Kawashima. Mas o árbitro Nawaf Shukralla marcou pênalti para os donos da casa já no último minuto, por toque de mão de McKay, e Honda não desperdiçou a chance: chutou forte no meio do gol e classificou o Japão para a Copa de 2014.
 
Com 14 pontos, a seleção treinada pelo italiano Alberto Zaccheroni lidera o Grupo B da quarta fase das eliminatórias asiáticas, seguido por Jordânia e Austrália (sete), Omã (seis) e Iraque (cinco). O Japão ainda faz mais um jogo antes da viagem ao Brasil para a Copa das Confederações: contra os iraquianos, na próxima terça, no Catar.
 
Os dois primeiros colocados de cada chave da Ásia garantem classificação direta para a Copa de 2014. Os terceiros farão um mata-mata para definir quem enfrentará o quinto da América do Sul na repescagem.
 
Até hoje, o Japão disputou quatro vezes o Mundial: 1998, 2002 (sede ao lado da Coreia do Sul), 2006 (treinado por Zico) e 2010. Em todas, a seleção japonesa contou com um jogador brasileiro naturalizado: Wagner Lopes (1998), Alessandro Santos (2002 e 2006) e Túlio Tanaka (2010). Atualmente, Zaccheroni não conta com nenhum brasileiro no elenco.
As melhores campanhas do Japão em Copas foram em 2002 e 2010, quando caiu nas oitavas de final. Em 1998 e 2006, o time não passou da primeira fase. Atual campeão da Copa da Ásia, a equipe japonesa tem quatro títulos do continente: 1992, 2000, 2004 e 2011.
 
Estádio lotado faz a festa para os "Samurais Azuis"
 
O Japão contou com casa cheia para comemorar a vaga nesta terça-feira: 62.172 pessoas compareceram ao Estádio de Saitama. O técnico Zaccheroni escalou a seleção com Kawashima, Uchida, Yoshida, Konno, Nagatomo, Endo, Hasebe, Kagawa, Honda, Okazaki, e Maeda. Pelo lado australiano, o alemão Holger Osieck montou o time com Schwarzer, Wilkshire, Neill, Ognenovski, McKay; Kruse, Milligan, Bresciano, Oar; Holman e Cahill.
 
A primeira boa chance do jogo foi uma cobrança de falta de Endo, aos cinco minutos, rente à trave direita de Schwarzer. O Japão tinha mais posse de bola e voltou a assustar os "Socceroos" com Endo aos 15, quando o camisa 7 driblou Bresciano fora da área e bateu rente ao travessão.
 
Três minutos depois, o melhor lance japonês no primeiro tempo: Kagawa chutou da marca do pênalti, mas Schwarzer fez linda defesa, no reflexo, com apenas uma mão e salvou os visitantes.
 
A Austrália passou a criar oportunidades a partir dos 30. A melhor foi aos 34, em dois lances seguidos. Primeiro, Kruse recebeu lindo passe de Holman nas costas da zaga e bateu, mas o goleiro Kawashima salvou. No rebote, Cahill mandou por cima.
 
O ritmo dentro de campo diminuiu na etapa final (na arquibanca, a torcida japonesa não parou de cantar durante os 90 minutos). Mas o Japão esteve bem perto de fazer o gol da vitória: aos 13, Kagawa, pela esquerda da área, arriscou por cima de Schwarzer com um belo toque e acertou o travessão australiano.
 
O placar de 0 a 0 classificava o Japão. A torcida já fazia festa, mas os "Socceroos" calaram o estádio: aos 37, Tommy Oar tentou o cruzamento da esquerda da área, a bola pegou efeito e encobriu Kawashima, que não conseguiu tocar nela.
 
A agonia japonesa só acabou aos 45, quando o árbitro marcou pênalti após o toque com a mão de McKay na área. Honda cobrou forte, no meio do gol, e deu o empate salvador aos donos da casa: 1 a 1.
 
Com a classificação garantida, Zaccheroni pode até poupar jogadores contra o Iraque na próxima semana, já que a seleção japonesa chegará a Brasília às vésperas da estreia na Copa das Confederações. O italiano convocou 26 atletas para as eliminatórias e terá que cortar três para o torneio no Brasil. A lista completa é a seguinte:
 
Goleiros: Eiji Kawashima (Standard Liege - Bélgica), Shusaku Nishikawa (Sanfrecce Hiroshima), Shuichi Gonda (FC Tokyo)
 
Defensores: Yuichi Komano (Jubilo Iwata), Yasuyuki Konno (Gamba Osaka), Yuzo Kurihara (Yokohama F. Marinos), Masahiko Inoha (Jubilo Iwata), Yuto Nagamoto (Inter de Milão - Itália), Atsuto Uchida (Shalke - Alemanha), Maya Yoshida (Southampton - Inglaterra), Hiroki Sakai (Hannover - Alemanha), Gotoku Sakai (Stuttgart - Alemanha)
 
Meio-campistas: Yasuhito Endo (Gamba Osaka), Kengo Nakamura (Kawasaki Frontale), Makoto Hasebe (Wolfsburg - Alemanha), Hajime Hosogai (Bayer Leverkusen - Alemanha), Keisuke Honda (CSKA - Rússia), Hideto Takahashi (FC Tokyo)
 
Atacantes: Ryoichi Maeda (Jubilo Iwata), Shinji Okazaki (Stuttgart - Alemanha), Mike Havenaar (Vitesse - Holanda), Takashi Inui (Eintracht Frankfurt - Alemanha), Shinji Kagawa (Manchester United - Inglaterra), Hiroshi Kiyotake (Nuremberg - Alemanha), Masato Kudo (Kashiwa Reysol), Keigo Higashi (FC Tokyo)

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Homem foi executado com tiros e suspeita é de "guerra" entre grupos

2
Aquidauana

Prefeitura convoca mais 34 candidatos aprovados em concurso público

3
Aquidauana

Acidente entre carro, moto e bicicleta no Ovídio Costa II envolve jovem, criança e mulher grávida

4
Aquidauana

Correntes que circulam pelo WhatsApp deixam população em dúvida sobre o que é real e o que é invenção

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
4,40m
Miranda
6,72m
Paraguai
1,60m

Colunas e Blogs

Robinson L Araújo

PAIS QUE EDIFICAM SEUS FILHOS

Rosildo Barcellos

O Arroubo Âmago do Cedro!

Pedro Puttini Mendes

O “modelo de lei”, o ambientalismo municipal e a mu...

Ver Mais Colunas
498110765