X
Internet

Mais uma “brincadeira” surge na internet para preocupar pais e educadores

E qual o papel dos pais em situações como esta?

Reprodução

Pouco tempo depois da brincadeira da rasteira entre colegas levar a morte de uma adolescente em São Paulo, a nova moda agora é derrubar alguém “laçando” as pernas com um casaco. Essa nova “brincadeira” faz com que a vítima caia de barriga no chão, podendo bater o rosto violentamente.

Ainda não se sabe de onde veio a iniciativa, mas o princípio é o mesmo: fazer chacota com alguém da sala, vendo cair. O problema é que os ferimentos causados por essa nova rasteira são ainda mais devastadores para as vítimas.

Dependendo da força em que a pessoa cai, ossos como da mão, braços e rosto podem se quebrar, sem falar no tórax.

“É necessário que haja maior conscientização entre os adolescentes, não só através da mídia, mas através dos pais. Precisamos conscientizar de forma eficaz, estar disseminando vídeos onde mostram esse tipo de brincadeira acaba reforçando alguns adolescentes a praticarem tal ato”, explica Geisiane Cruz, psicóloga em Aquidauana.


Pais e os alertas no Whatsapp

De acordo com a psicóloga Fabiana Vasconcelos, da DimiCuida, para a BBC Brasil, por mais que o perigo seja real, ele acaba sendo potencializado — em vez de mitigado — pelo compartilhamento excessivo dos vídeos na internet, às vezes pelos próprios pais no afã de alertar os demais.

"Os pais estão disseminando imagens de crianças e adolescentes, o que é proibido por lei", prossegue Vasconcelos — e o Artigo 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente prevê, entre outras proteções, a "preservação da imagem" de menores de idade.

"É preciso pensar: 'será que eu gostaria de receber um vídeo do meu filho fazendo um desafio, que pode ser que nunca saia da internet e pode surtir efeito na vida dele mais tarde?'.", disse a psicóloga.

A ONG (Organização Não Governamental) DimiCuida foi criada em Fortaleza em homenagem a um jovem de 16 anos que morreu ao tentar o “jogo do desmaio”, que também se tornou vital na internet.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Segurança

PMA de MS recebe R$ 5 milhões em investimentos no aniversário de 37 anos

Guarnição recebeu 10 viaturas policiais e 10 embarcações adquiridas com recursos próprios

Polícia

Após 16 dias, carro de motorista de aplicativo sequestrado em Corumbá é devolvido

Veículo estava no Pátio da Diprove, na Bolívia

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo