A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
14 de julho de 2020
Anuncie Aqui
-->
Política

Mesa da Alems acata pedido de Felipe Orro e instaura CPI da Energisa

12 NOV 2019 - 13h47min
Assessoria

A presidência da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) acatou o requerimento apresentado pelo deputado estadual Felipe Orro (PSDB) na semana passada e instaurou hoje (12) a Comissão Parlamentar de Inquérito da Energisa. O presidente da Assembleia, Paulo Corrêa, entendeu que "o pedido do parlamentar atende os preceitos básicos para ser deferido, que são requerimento com mínimo de oito assinaturas e fato determinado". O pedido de Felipe Orro para instauração da CPI contou com 23 assinaturas.

Logo após o anúncio da instauração da CPI, Felipe Orro considerou o fato "uma vitória do povo sul-mato-grossense que não suporta mais pagar altas contas sem um motivo justificado" e afirmou que  "esta comissão vai fazer um trabalho de levantamento de provas para buscar a verdade." 

Por ser autor do requerimento para instalar a CPI, Felipe Orro é automaticamente o nome indicado do PSDB para compor a Comissão. O G-10 (Grupo dos 10, composto pelos partidos PSD, SD, PTB, PP, Republicanos, PSL e PL) indicou os deputados João Henrique Catan (PL) e Capitão Contar (PSL), e o G-9 (que agrega os partidos MDB, DEM, PT, PDT, PATRI) deve apresentar seus dois indicados na Sessão Ordinária desta quarta-feira (13). Ainda faltam ser indicados os respectivos suplentes.

Após a definição dos cinco membros da CPI, eles realizarão a primeira reunião para eleição do presidente e relator e também para definir a pauta de reuniões e primeiras providências da investigação.

A CPI da Energisa tem 120 dias - a partir de hoje - para apresentar seu relatório final, mas esse prazo pode ser prorrogado. Felipe Orro acredita que os trabalhos transcorrerão no prazo estabelecido e sem necessidade de gastos extras. "A presidência da Assembleia Legislativa já determinou que os deputados integrantes da CPI utilizarão a estrutura de seus próprios gabinetes durante os trabalhos de investigação. Caso seja necessária alguma auditoria, devemos seguir a mesma linha adotada na CPI da JBS, quando o Tribunal de Contas do Estado cedeu auditores para auxiliarem nos trabalhos", relatou.

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor na Alems, Felipe Orro acompanhou desde o início deste ano a onda de reclamações dos consumidores sobre aumento nas contas de luz emitidas pela Energisa. O parlamentar participou de dezenas de audiências públicas no interior do Estado no intuito de embasar o fato determinado apresentado em seu requerimento de CPI. O pedido de Felipe Orro apresenta aferição realizada por produtor rural do município de Miranda, que instalou relógio paralelo em sua residência e comprovou diferença de medição no consumo em comparação ao equipamento instalado pela Energisa.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Anastácio registra outra morte pelo COVID-19

2
Nota de Falecimento

Morreu o engenheiro Douglas de Castro

3
Policial

Acidente entre moto e caminhonete na BR-376 mata comerciante

4
Pantanal

Acesso ao Pantanal, MS-382 recebe tapa-buraco e será recapeada

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min18 max26

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
min18 max26

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,37m
Miranda
2,09m
Paraguai
1,88m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"ANGÚSTIA PODE SER..."

Valdemir Gomes

Ao...

Rosildo Barcellos

História e tradição a céu aberto

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Estaduais

Escola Estadual Antonio Correa

Rua Teodoro Rondon, 765 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1985
Clubes

Lions Clube

Rodovia Aquidauana-Cera, Km 4, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3800/32412
Móveis e Decoração

Atalaia Arts

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 508 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2510
Ver Mais