A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
22 de setembro de 2018
Anuncie Aqui
8500

Métodos motivacionais rendem resultados positivos ao Azulão

Ação de especialista exerce a capacidade do aumento de desempenho e conquista de resultados nos atletas da base

26 MAI 2013 - 08h00min
redação / Aníbal Placêncio
Os questionamentos em torno da importância dos trabalhos extracampo dos clubes de futebol são contínuos, principalmente com relação às eficácias dentro das quatro linhas. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, o Aquidauanense resolveu apostar suas fichas no desenvolvimento psicológico de alguns atletas durante a competição estadual, desde o ano passado. O resultado foi considerado positivo pela diretoria, ao ponto de ter sua comprovação com recentes negociações dos jogadores atendidos para grandes times nacionais e a boa campanha do Azulão no Campeonato Sul-Mato-Grossense 2013.
 
A responsável pela coordenação de todo o projeto foi a psicóloga Rosângela Garcia. Num período de dois meses e meio, a profissional realizou um trabalho denominado de Coaching de Resultados, baseado no método desenvolvido por Suzy Fleury, psicóloga famosa por atuar no segmento esportivo. As sessões de atendimento com os jogadores aconteceram uma vez por semana, focadas no desenvolvimento do estímulo pessoal e profissional.
 
O objetivo específico foi aumentar a capacidade de produzir performances e resultados em alto nível. ?O Coaching de Resultados é o que chamamos de ciclo de excelência. O trabalho foi realizado com alguns jogadores do Aquidauanense, que demonstraram os benefícios do atendimento logo após as primeiras sessões. De forma geral, trouxemos os atletas para a realidade", explica a especialista.
 
"A maneira de potencializamos suas habilidades, seus conhecimentos e aprimorarmos suas atitudes foram primordiais para colocá-los na função de transformar o sonho do êxito, que parecia distante, em injeção de ânimo para alcançar metas conforme evidenciavam que era possível?, completa Rosângela, reforçando o trabalho como funcional também fora do âmbito esportivo.
 
Comprovação
 
Três jogadores do Aquidauanense receberam atenção especial no desenvolvimento do Coaching. Felipe Ávalo, Jefferson Gibran e Claudio Falcão foram revelados na categoria de base do clube e tiveram a oportunidade de, pela primeira vez, atuarem na equipe principal na competição que reuniu os principais times do Mato Grosso do Sul. O trio foi acompanhado de perto por Rosângela, que viu nos garotos a maneira de colocar em prática a experiência positiva.
 
Mesmo com a eliminação do time de Aquidauana na fase inaugural dos confrontos finais deste ano, os jogadores estiveram entre os nomes de destaque da competição. Além disso, receberam propostas significativas para a carreira e já figuram em outros plantéis. Gibran e Falcão foram para o Internacional de Porto Alegre. Felipinho deu continuidade à sua carreira no Goiás.
 
?O trabalho de Coaching fez com que o meu poder de confiança aumentasse nos jogos pelo Aquidauanense. Outro ponto desenvolvido comigo foi a parte da coletividade. Minha comunicação com os companheiros aumentou de maneira a que eu exercesse a função de ajudá-los mais que simplesmente focar no meu desempenho pessoal?, comentou Jefferson Gibran, 19 anos, um dos artilheiros do Estadual, que recebeu da Federação Sul-Mato-Grossense de Futebol o mérito de revelação da competição.
 
Para Felipinho, as melhorias psicológicas foram fundamentais para sua evolução como atleta e, claro, para a ida ao novo clube. ?Com o trabalho consegui exercer um poder de liderança, melhorei minha concentração e conseguir sobressair de situações negativas em jogos importantes. Por isso, considero a ação fundamental para o posto profissional que vou exercer a partir de agora, com a camisa do Goiás?, argumentou.
Rosângela Garcia, psicóloga responsável pela coordenação de todo o projeto
Rosângela Garcia, psicóloga responsável pela coordenação de todo o projeto / Divulgação / Assessoria
Rosângela Garcia, psicóloga responsável pela coordenação de todo o projetoJefferson Gibran, escolhido como a revelação do último Estadual (Foto: Raony Pacheco / Divulgação)Felipinho, outro jogador revelado na base do Azulão (Foto: Raony Pacheco / Divulgação)

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Pintor é atacado e morto dentro de estacionamento

2
Aquidauana

Com Alzheimer e depressão, Janita consegue extrair o melhor das pessoas

3
Aquidauana

UFMS suspende os cursos de Letras e Turismo em Aquidauana

4
Policial

Mecânico experiente morre ao enroscar casaco em eixo de caminhão boiadeiro

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
3,40m
Miranda
2,74m
Aquidauana
5,64m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Tento...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: INSENSATEZ

Robinson L Araujo

AMAR PARA SER AMADO

Ver Mais Colunas
498110593