A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
12 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8504

Nasa descobre rastro da estrela Mira

16 AGO 2007 - 09h11min
uol

O satélite Galaxy Evolution Explorer (Galex), da Nasa (agência espacial norteamericana), descobriu um rastro extraordinariamente longo, parecido com o de um cometa e que é emanado pela estrela Mira, na constelação da Baleia.


Essa estrela deixa um rastro de 13 anos-luz, ou 20 mil vezes a distância média que separa Plutão do Sol.


A decoberta foi revelada nesta quarta-feira (15) em entrevista coletiva do principal cientista do Galex, Christopher Martin, o astrônomo do Observatório no Instituto Carnegie de Washington, Mark Seibert, e o comissário do American Museum of Natural History, Michael Shara.


O satélite Galex escaneou a estrela durante sua atual missão espacial, na qual rastreia as galáxias na busca de fontes de luz ultravioleta.


Os astrônomos viram nas imagens o que parecia ser um cometa com uma gigantesca esteira, mas o que na realidade tinham diante de si era a estrela Mira.


Os responsáveis pela pesquisa disseram que nunca se viu algo similar ao redor de uma estrela.


Os próprios cientistas ficaram surpresos com o que viram. "Fiquei impressionado quando vi uma cauda tão inesperada quanto enorme, atrás de uma estrela tão conhecida", disse Martin.


Shara afirmou que até agora tinham visto outros corpos que seguiam uma estrela, mas nunca caudas.


Segundo as medições feitas pela Nasa, o rastro da Mira, visível agora pela primeira vez, foi forjado durante pelo menos 30 mil anos.


Os astrônomos acreditam que a descoberta da Nasa oferece uma oportunidade única para estudar como as estrelas morrem e, em última instância, semeiam um novo sistema solar.


A esteira da "Mira" desprende em seu trajeto carbono, oxigênio e outros elementos importantes necessários para que surjam novas estrelas, planetas e possivelmente inclusive vida, segundo um dos especialistas da agência espacial americana.


"Este é um fenômeno completamente novo para nós, e ainda tentamos entender a física envolvida", disse Seibert, adiantando que a Nasa explorará com mais detalhe a cauda da Mira para saber mais sobre a descoberta e sobre as estrelas em geral.


De acordo com Seibert, Mira é como a "vasta maioria" de estrelas, e em princípio não tem nada especial que justifique a cauda, só é mais antiga que outras.


Segundo os cientistas da Nasa, o fato de que a cauda da Mira só brilha com luz ultravioleta poderia explicar por que outros telescópios não a descobriram antes.


O satélite Galex, colocado em órbita em abril de 2003, possui um telescópio de 50 centímetros de diâmetro que investiga o Cosmos observando galáxias na busca de fontes de luz ultravioleta cerca de 10 vezes mais brilhantes do que a Via Láctea.


Para os pesquisadores, "é simplesmente incrível descobrir uma característica tão importante de um objeto que se conhece e foi estudado há 400 anos".


Mira, do latim "maravilhoso", é uma estrela variável da constelação da Baleia descoberta pelo astrônomo alemão David Fabricuis em 1596. Ela se movimenta em grande velocidade, a 130 km/s, estranhamente mais rápido que outras gigantes vermelhas, disse Martin.


Junto com Mira, viaja um companheiro menor, que acredita-se ser uma estrela anã branca. O casal, também conhecido como Mira A (a gigante vermelha) e Mira B, gira lentamente na constelação da Baleia, a 350 anos luz.

Veja também

Mais Lidas

1
Entrevistas

Aquidauanense é convidada para programa da Rede Globo

2
Aquidauana

Mulher inventa roubo para justificar sumiço de R$ 8 mil ao namorado em Aquidauana

3
Aquidauana

Acidente em cruzamento mobiliza Resgate dos Bombeiros

4
Você Repórter

Adolescente de Aquidauana já é destaque nacional em Laço comprido

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,59m
Miranda
6,13m
Aquidauana
3,76m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Abri...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: DAR, RECEBER E RETRIBUIR

Robinson L Araujo

JESUS, SACERDOTE FIEL!

Ver Mais Colunas
498110676