A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de junho de 2019
Anuncie Aqui
9082

O efeito devastador das drogas na saúde do coração

28 SET 2007 - 09h21min
acessoria de imprensa

Cada vez mais, nota-se o aumento do consumo de drogas, lícitas ou não, entre os jovens e adolescentes. Sentimentos como depressão, culpa, ansiedade exagerada e baixa auto-estima são alguns fatores relacionados ao uso de substâncias psicoativas.  Entre as mais comuns, estão as ilícitas: maconha, cocaína e crack, entre outras. As consideradas lícitas, como o cigarro e o álcool, também são muito consumidas nessa faixa etária e têm efeitos devastadores.


Na busca por um falso prazer, por uma pseudo-segurança, as drogas são grandes vilãs. Acarretam irreparáveis prejuízos físicos e até mesmo psíquicos. "A maioria das drogas causa a liberação de hormônios do organismo responsáveis por aceleração do ritmo cardíaco e aumento da pressão arterial. Por conseqüência, ampliam as chances de arritmia cardíaca. É preciso encarar que se trata de um problema de saúde", alerta o dr. Bráulio Luna Filho, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP).


De acordo com o dr. Bráulio, os prejuízos provocados pelo uso dessas substâncias podem ser agudos - processo de intoxicação ou overdose - ou crônicos, com alterações irreversíveis em muitos casos.  A cocaína, por exemplo, é a principal causa de infarto agudo do miocárdio em pessoas com menos de 30 anos. Já o crack, com ações mais intensas, é uma condenação à morte. A perspectiva de vida é reduzida drasticamente após dois anos de dependência.


A maconha não apresenta efeitos tão maléficos ao coração, pois causa relaxamento, em vez de excitação. Mas afeta outros órgãos com gravidade. "Os efeitos, a longo prazo, são resultados das reações anteriores. As tragadas, inaladas ou injetadas, repetidas e somadas, causam danos importantes, como micro-infartos e isquemias cardíacas", adverte dr. Bráulio. Vale lembrar que o determinante da gravidade é diretamente relacionado ao seu acúmulo e ao tempo de uso.


É preciso mais do que força de vontade e determinação para abandonar a dependência química. O recomendado é um tratamento psiquiátrico integrado, no qual família e usuário são assistidos em conjunto, além de um acompanhamento médico regular para avaliar a extensão dos prejuízos à saúde física.


Efeitos das drogas ilícitas mais conhecidas


Maconha - altera a percepção, causando comprometimento da capacidade mental, boca seca, aumento do apetite, taquicardia, aumento da pressão arterial, ansiedade e alucinações. A longo prazo, provoca distúrbios respiratórios, síndrome de dependência, diminuição reversível ou não das capacidades cognitivas e alterações de fertilidade e libido.


Cocaína - tida como droga estimulante, seus primeiros efeitos são a elevação da auto-estima, seguida de cansaço, insônia e perda de apetite. Após um curto período, gera uma forte depressão. A longo prazo, provoca a perda de tecido cerebral, danos à inteligência, necrose da mucosa nasal ou das veias, dependendo da forma do consumo, infecção sanguínea, pulmonar e coronária.


Crack - provoca euforia plena seguida de depressão, insônia, perda da sensação de cansaço, de apetite, de peso e desnutrição, problemas pulmonares como tosse, expectoração, pneumonia e edema pulmonar. A longo prazo, causa ataque cardíaco, derrame cerebral, aumento da pressão arterial e convulsão.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Inconformada com multa, aluna agride coordenadora de curso com celular

2
Policial

Ex-secretário de Nioaque morre em acidente entre Hilux e caminhão

3
Policial

Suspeitos armados são presos com R$ 13.200 após negociarem compra de jet ski

4
Aquidauana

Vendedora de roupas tem toda sua mercadoria furtada de oficina

Vídeos

Motorista que causou acidente admitiu ter bebido cerveja e não tinha CNH

PRF promove campanha de combate a violência sexual infantil

Portal Atacado • Anastácio MS | Especial Dia das Mães

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,69m
Miranda
3,48m
Paraguai
5,59m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Está...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: MOROS

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

5° ENCONTRO RELÍQUIAS DE AQUIDAUANA (7 a 9 DE JUNHO ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Sorveteria Delícia

R. Manoel Antônio Paes de Barros, 656 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Automóveis

Centro Automotivo Globo

Rua Theodoro Rondon, 347 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4357
Moto Táxi

Moto Táxi Central

Rua Teodoro Rondon, 715 Centro - Ponto de referência: frente ao Mercado Ce - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2075
Ver Mais
508110569