A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
22 de maio de 2019
Anuncie Aqui
9084
Pantanal

Pesquisadores realizam expedição na bacia do Rio Paraguai para soluções rurais sustentáveis

30 ABR 2019 - 14h35min
Redação com Assessoria

Pesquisadores realizam a segunda visita técnica do projeto Nexus “Estratégias para o desenvolvimento de soluções sustentáveis em comunidades ribeirinhas e assentamentos rurais do Pantanal”.

Durante três dias, Débora Marques, da Embrapa Pantanal e Olivier François Vilpoux, do CeTeAgro (Centro de Tecnologia e Análise do Agronegócio - UCDB), percorreram mais de 300 km ao longo do rio Paraguai, visitando comunidades desde a divisa dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso - na Barra do São Lourenço -  passando por Paraguai Mirim - comunidade São Francisco - até a Baia do Castelo, já mais próxima a Corumbá. A expedição teve como principal objetivo a coleta de informações e análises que abrange as etapas “diagnóstico”, “análise” e “proposta de soluções”, e que vem sendo conduzidas simultaneamente.

Segundo Débora Marques, a pesquisa atende uma demanda da sociedade local na busca do desenvolvimento rural sustentável em suas atividades econômicas, sociais e ambientais.  “Um dos objetivos propostos é apontar soluções alternativas para geração de renda, por meio da otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis nessas comunidades ribeirinhas e assentamentos rurais visitados”, explica a pesquisadora.

Durante as visitas, Débora e Olivier realizaram reuniões como os ribeirinhos e lideranças das comunidades, afim de obter mais informações sobre os anseios e possibilidades do desenvolvimento de alguns tipos de atividades de interesse e potencial para os moradores da região da Bacia do Alto Paraguai.

Em sua primeira visita ao pantanal, Olivier explica que este é um momento de levantamento de dados e características atuais do contexto socioeconômico dessas comunidades: como é a organização, as interações entre os moradores e os diferentes atores envolvidos (pescadores profissionais, setor turístico, Ongs, etc), bem como identificar as formas de colaboração entre eles e as comunidades participantes da pesquisa.

“Precisamos entender as pessoas do local e as relações entre si para então poder propor alternativas que venham auxiliar na manutenção da vida delas no cenário onde vivem. Para uma atuação eficaz junto a esses grupos, é preciso analisar as variáveis responsáveis pelas suas diferentes formas de arranjos colaborativos e verificar a importância destes na preservação dos recursos disponíveis. Conhecer como é dada essa organização é o primeiro passo e por isso a importância desta ação que estamos realizando neste momento”, explicou o

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Adolescente tem fratura exposta em acidente na Avenida Pantaneta

2
Aquidauana

Motociclistas têm ferimentos leves em acidente ocorrido na Vila Cidade Nova

3
Policial

Ataque de pistoleiros deixam seis mortos e um bebê de 11 meses ferido na fronteira

4
Bodoquena

Problemas de saúde fizeram Zenaide despertar para o amor à comunidade carente

Vídeos

PRF promove campanha de combate a violência sexual infantil

Portal Atacado • Anastácio MS | Especial Dia das Mães

Colisão ocorreu no cruzamento da Rua Américo de Sousa com a Travessa Ragalzi

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min15 max28

Aquidauana

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min15 max28

Anastácio

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,96m
Miranda
5,17
Paraguai
5,79m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Raquel Anderson

Dona Pérola!

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: A EDUCAÇÃO BÁSICA – QUEM SE...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Óticas

Ótica e Relojoaria Zenith

Rua Estevão Alves Corrêa, 568 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Médicos

Marcos Rondon Vaz de Melo

, - Aquidauana/MS (67)
Telefones Úteis

Policia Civil - Delegacia Regional - DRPA

Luís da Costa Gomes, 555 Cidade Nova - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241- 8203
Ver Mais
508110597