A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de abril de 2018
Anuncie Aqui
8498

PF investigará espionagem dos EUA no Brasil, diz ministro

Além disso, governo acionou a Anatel para cobrar explicações das empresas do setor

8 JUL 2013 - 15h15min
Veja
O governo pedirá à Polícia Federal que investigue as notícias de que o Brasil foi alvo de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, em inglês). A informação foi divulgada neste sábado no jornal O Globo, que teve acesso aos dados coletados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já convocou as empresas do setor que operam no país a prestar esclarecimentos.
 
"Vamos investigar a possibilidade de empresas brasileiras terem participado disso?, disse Bernardo em entrevista à Rádio Estadão. ?Já pedimos para a Anatel chamar as empresas a prestar esclarecimentos. Além disso, combinei com o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) que vamos colocar a Polícia Federal para examinar esse problema.? O ministro das Comunicações suspeita de espionagem política e industrial no Brasil.
 
Vazamento - De acordo com reportagem do jornal O Globo, a NSA agiu no Brasil para obter informações sigilosas de empresas, pessoas residentes e até em trânsito no país. Cerca de 2,3 bilhões de telefonemas e e-mails foram alvo de espionagem, com uso de programas de computador e auxílio de empresas privadas.
 
As informações sobre ação da NSA no Brasil foram vazadas por Snowden, que está foragido da Justiça americana e procura asilo internacional ? oferecido pelos governos da Venezuela, Nicarágua e da Bolívia.
 
De acordo com os documentos, o Brasil aparece em destaque nos mapas da NSA, ao lado de países como China, Rússia, Irã e Paquistão. Segundo os dados, os telefonemas e e-mails de brasileiros foram espionados graças à aliança corporativa entre uma grande empresa de telefonia americana, que mantém relações de negócio com serviços de telecomunicações no Brasil e no exterior. O nome da companhia não foi revelado, nem se as empresas brasileiras tinham conhecimento das ações.
 
Base - Nesta segunda-feira, o jornal O Globo também informou que uma base de espionagem conjunta da NSA e da CIA funcionou em Brasília, pelo menos até 2002. A central usava satélites para obter informações.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Van com oito pessoas bate em carretinha de caminhonete na BR-262

2
Nota de Falecimento

Morre oficial de justiça aposentado Maximiro de Arruda, vítima de câncer

3
Anastácio

Casa incendiada é de funcionária de fazenda que passava a semana fora

4
Policial

Assaltantes morreram durante confronto com a Polícia Militar

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
4,74m
Miranda
4,67m
Aquidauana
3,65m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Peço...

Robinson L Araujo

VIVER A VIDA É UMA ARTE - VIVA

Raquel Anderson

Na mesa do bar!

Ver Mais Colunas
498110665